Entretenimento X Alienação

Entretenimento X Alienação

Há inúmeros temas interessantes a serem discutidos em sala de aula de maneira interdisciplinar. Durante um tempo, parece que só havia dois temas: drogas X doenças sexualmente transmissíveis. Felizmente, a visão do educador vem mudando juntamente com a visão do nosso educando. Lembro-me da fala do Professor Mário Sérgio Cortella em uma de suas palestras, a respeito de já ter ouvido inúmeras vezes que os alunos não são mais os mesmos de antigamente e que ele agradece que não sejam, fui obrigada a concordar, assim a mente do educador também muda e a educação só tem a lucrar. Durante minhas aulas de Língua Inglesa, procuro trabalhar as quatro habilidades necessárias da língua, mas também levar temas que interessem àquela faixa etária. Um dos últimos temas trabalhados: “All this glitter is not gold” – ou seja, nem tudo o que reluz é ouro – o tema visou discutir qual é o papel da mídia na vida da sociedade e do jovem de uma forma mais direta.

O tema foi proposto, e por ser uma turma de terceiro ano de Ensino Médio, o interesse foi imediato. Praticamente todos os educandos assistem à televisão diariamente, confessam preferir os programas da TV fechada, mas que em certos momentos assistem também à rede aberta de televisão. Disseram perceber o quão sensacionalista a televisão é, principalmente a aberta, programas vespertinos. Ao longo da discussão, foi impossível não falar a respeito do estereótipo de beleza que a mídia brasileira vem vendendo há anos. As meninas admitiram se sentirem um pouco inibidas em relação ao seu biotipo, por não estarem exatamente como as mídias vendem, ou pretendem vender. Apesar de se sentirem assim, afirmaram conseguir perceber que a vida vai além de estereótipos, mas que é preciso ter muito cuidado para não cair nesta alienação.

Por fim, foi possível notar que nossos jovens não são ou estão tão alienados como costumamos julgar na sala dos professores, de que eles são críticos o suficiente para perceber benefícios e malefícios produzidos pela sociedade, pela mídia, pelas tecnologias de uma forma geral.

Comunidades: