Formação de Professores do Ensino Médio.
Etapa II Caderno 1
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
Colégio Estadual Pio Lantéri.
Grupo de Estudo: Carla Balhana , Celso Pereira, Dulciner Glir, Geise Pontes, Iolanda Colle, Marilei da Luz, Silene Faria e Vera Lucas.
Orientadora: Cristiane Troguer
Reflexão e Ação
Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e escolha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I – Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1- Quais foram os problemas levantados?
2- Quais os encaminhamentos propostos?
3- Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4- Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5- Quais foram as sugestões propostas?
6- Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
II – Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
Após a discussão sobre cada um dos itens que compõem a primeira proposição, o grupo fez as seguintes ponderações: em relação aos problemas ficou claro que, a maioria dos conselhos de classes são verdadeiros “muros de lamentações” onde os problemas levantados se resumem em indisciplina, falta de vontade por falta dos alunos e desinteresse por parte da família. Não há encaminhamentos propostos para a solução desses problemas porque a maioria dos professores acham que essas situações são para além dos muros da escola e que não fazem parte do trabalho pedagógico necessitando de ajuda principalmente dos responsáveis. É claro, que o grupo não descarta o auxílio imprescindível da família tendo-a como elo indispensável para o sucesso na aprendizagem, mas não pode ser único meio para a solução dos principais problemas escolares. A queixa toma espaço e os reais problemas são obscurecidos, o que inviabiliza possíveis soluções. As sugestões apresentadas giram em torno de convocação de pais e em conversa com os alunos por parte da equipe pedagógica. Sugestões que tragam uma melhora na pratica pedagógica ou que denotem um caminho viável e já proposto por um professor não são tratados em Conselho. As abordagens trazidas, o respeito a escuta e a decisão da maioria dos presentes constatam a gestão democrática existente no Conselho de Classe. Como sugestões para a mudança na realização do Conselho de Classe o grupo aponta:
• Fortalecer os pré-conselhos para que tragam elementos relevantes ao Conselho de Classe;
• Que as discussões girem em torno da aprendizagem dos alunos, desempenho dos professores, resultados de estratégias empregadas pelos docentes que melhoram o desempenho e aprendizagem dos alunos e adequação da organização curricular conforme o contexto escolar;
• Que promova uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Que valorize o progresso individual do aluno em desempenho cognitivo, afetivo e social buscado uma formação integral;
• Que incentive a autoanalise e auto avaliação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem;
• Que propicie uma mudança na pratica docente, no currículo e na dinâmica escolar com vistas a uma melhora e não somente para o cumprimento de uma formalidade escolar;
• Que trace metas reais para que ocorram mudanças efetivas.
Em relação ao item II, o grupo verificou a veracidade dos apontamentos realizados no item I. Muito embora, no início da ata se façam apontamentos dos critérios que serão utilizados para balizar as discussões que serão abordadas nos conselhos em geral.