RESPOSTA DO GRUPO : do Colégio Estadual Prof Paulo Freire.EF e EM.
Entendendo a realidade do ensino médio caiçara paranaense.
O Ensino Médio passou por várias transformações ao longo da história, como constatou-se, porém, ainda não atende a realidade brasileira. Observa-se alguns desafios, como diminuir a taxa de abandono, por exemplo, pois o ensino médio não é importante para o aluno que está interessado no mercado de trabalho local,e que não exige qualificação,este preenche vaga em trabalhos temporários com baixa remuneração. A situação econômica do aluno, por vários motivos, torna-se repentinamente emergencial, obrigando-os a deixar os estudos para atender essas necessidades.
Por outro lado, na formação de docente o que se observa é que o que se ensina aos professores na área de licenciatura, não condiz com a realidade disciplinar no aspecto pedagógico, necessária ao ambiente escolar. Fato que contribui para falhas na formação integral de docentes, que desmotivados, acabam desistindo em meio ao processo ensino aprendizagem. Percebe-se ainda que a condição estrutural – salas inadequadas, falta de ginásios cobertos ou não, ausência de refeitórios, equipamentos de multimídia obsoletos e insuficientes, laboratórios inadequados e ineficientes, falta de transporte - não atende a demanda das Instituições. A falta de políticas públicas efetivas também contribui para o uso de metodologias ultrapassadas, planejamentos ineficientes e falta de preparo dos profissionais que trabalham na comunidade escolar.
A conseqüência imediata desse panorama inclui a repetência: a) por abandono, b) grande número de alunos em distorção série/idade. Ainda há situações que envolvem a falta de perspectiva do alunado que reflete nas dificuldades para o processo ensino aprendizagem.
No aspecto social, a desestrutura familiar causa o descomprometimento com os estudos, porque de maneira imediata não se percebe uma vantagem econômica que contribua para com a família, logo, a escola recebe alunos sem interesse, despreparados, que veem a escola como um ponto de encontro.
Em um trabalho coletivo, levantou-se informações que permitem traçar um perfil sócio-cultural e econômico de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Prof Paulo Freire, em Pontal do Paraná, e do Colégio Estadual Mustafa Salomão, em Matinhos, municípios do litoral norte do Paraná, somando um total de 101 (cento e um) alunos/as, sendo 60 (sessenta) do sexo feminino e 41(quarenta e um) do sexo masculino, com idades entre 14 (quatorze) e 21(vinte e um) anos. Pode-se observar que metade desses alunos não trabalham, sendo que os demais trabalham para que tenham independência financeira e apenas uma pequena parte(20) trabalham por real necessidade.
Ter uma oportunidade de trabalho e o que a maioria considera importante em relação a importância do estudo, sendo que também avançar nos estudos acadêmicos e o desejo da maioria desses alunos.
Na pesquisa, os principais motivos de abandono são os problemas de saúde e o horário de encerramento das aulas, porque os alunos que trabalham precisam acordar cedo. Também, há problemas quanto a inserção do aluno no mercado do trabalho, assim como a falta de capacitação profissional e de vagas ( no litoral, particularmente, somente na temporada).
Quanto a aprendizagem foram citadas como relevantes: a falta de professores, aulas muito expositivas,pouco tempo para estudar, conversas paralelas e uso do celulares em sala.
Logo, a partir dos dados tabulados pode-se constatar que os/as alunos/as entrevistados/das, numa maioria, possui como forma de lazer o esporte e a praia. Poucos gostam de ler ou ir ao teatro e alguns gostam de ir ao cinema.
Uma minoria não possui internet e a maioria utiliza o transporte escolar para virem a escola. A saúde é o que mais preocupa no que refere-se a evasão dos que ainda freqüentam as aulas, sendo citada pela maioria dos estudantes. Observa-se que a pesquisa fora feita em meados de agosto, logo se ocorresse no início do ano letivo o resultado seria outro, tendo em vista que no período noturno a grande evasão já ocorrera.
No que refere-se a formação integral do discente se faz necessária adequar a estrutura escolar que possibilite aulas práticas, fazendo a relação com a práxis. Para isso, há ainda necessidade de cursos específicos para as áreas especificas, motivando o professor para a pesquisa.