MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ/SEED-PR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL NEWTON FERREIRA DA COSTA
CADERNO -03
REFLEXÃO E AÇÃO – INDIVIDUAL - PÁG. 34-35
ORIENTADOR DE ESTUDOS: Vivian Isleb Rodrigues
PROFESSOR CURSISTA: Talita Martins
Ensino Médio: Uma reflexão sobre o ontem e o hoje
A educação sempre foi fragmentada e voltada apenas à memorização do conteúdo ministrado pelo professor, sem a preocupação na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Infelizmente a grande maioria dos professores teve esse tipo de educação. Aprendemos pelo exemplo e, portanto ao nos tornarmos professores lecionamos da mesma forma, cometemos os mesmos erros e consequentemente formamos alunos que não conseguem ligar um conteúdo com o outro e principalmente relacionar com o seu cotidiano.
Nosso aprendizado e por consequência nosso ensino é fragmentado, não priorizamos a construção do conhecimento, apenas a memorização dos conteúdos que são avaliados de maneira, muitas vezes, formal sem estabelecer conexão com o mundo em que vivemos.
Esses erros estão começando a ser sanados com a ajuda do curso – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Através da leitura dos cadernos e das atividades desenvolvidas com os alunos estamos os ouvindo mais e também conhecendo suas perspectivas, seus anseios, suas ideias. Dessa forma, estamos tentando trabalhar respeitando não só a aprendizagem do conteúdo, mas também, contextualizando-o com o cotidiano do educando, permitindo uma aprendizagem menos superficial, e que com a experimentação da realidade o aluno aprofunde seus conhecimentos e se interesse cada vez mais pela aprendizagem, indo além do que é trabalhado em sala de aula.
Formas diferenciadas de avaliação que se adaptem àquilo que os jovens vivenciam no seu dia a dia, como por exemplo, a experimentação (aulas práticas), produção de vídeos, trabalhos enviados por e-mail, jogos que permitam a sociabilização e também a competição entre eles, são mudanças simples e que podem despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado.
Atualmente são tantos os apelos tecnológicos que nós professores temos um grande desafio para inspirar nossos alunos acerca de nossa disciplina, na tentativa de aumentar o seu interesse devemos contar com nossa criatividade e sensibilidade para ensinar não só nosso conteúdo, mas também de forma que os educandos interiorizem esse conhecimento e se apropriem dele de maneira completa, contemplando o objetivo das novas DCNEM que é a formação humana integral.