Curso SIS MÉDIO
Marechal Cândido Rondon
Núcleo: Toledo
Colégio Estadual Eron Domingues
Orientadora de Estudos: Neiva Maria Fritzen
Cursistas: Cleber Ensgter, Daniela Juliani K. Follmann, Dorotéa Barbosa, Ivanete Barbosa, Judite Veranisa Schimitt, Krummenauer, Maristela Lúcia Dupond, Vera Lúcia Greco Syperreck.
Caderno 1
Depois de lido, estudado e debatido sobre o tema: Ensino Médio – Um balanço Histórico Institucional, o nosso grupo relata que quando se trata em reconstrução histórica devemos analisar a falta de interesse dos jovens pelo Ensino Médio e o alto índice de evasão dos alunos está entre os principais problemas da educação brasileira nesta etapa da escolarização. As práticas pedagógicas que envolvem os alunos do Ensino Médio, que não veem importância nos conteúdos trabalhados em sala e não há um crescimento individual, onde existe o desinteresse, e assim aumenta a evasão escolar.
Podemos determinar algumas questões para o Ensino Médio como a qualidade dos professores, o que envolve a formação na universidade, a oferta de educação continuada, as condições de trabalho, a carreira, incluindo salários, e a dedicação exclusiva. O número de alunos por sala de aula, fator responsável pelo rendimento escolar. A ampliação do tempo do jovem no ambiente escolar com real qualidade.
Conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes, como por exemplo, implantação e ampliação de mais cursos técnicos. Isso só acontece com o envolvimento de todos: Governo Federal, Estadual, escolas com toda comunidade escolar, família, comunidade em fim toda a sociedade.
O grande desafio no Ensino Médio é garantir o direito igualitário de todos de forma pública, gratuita, laica e com qualidade. E as especificidades precisam ser consideradas no projeto pedagógico e na organização curricular, sem prejuízo da garantia da base comum, assentada na concepção de formação humana integral.