ENSINO MÉDIO: Um balanço histórico institucional

O aluno é inserido na comunidade escolar, dispondo de uma série de mecanismos para que haja sucesso em sua empreitada.
Alunos que conviveram com grandes transformações, evoluções no sistema escolar, souberam aproveitar melhor e deram o devido valor ao que foi conquistado e lhes foi oferecido. Souberam agarrar e usufruir dessas oportunidades que são oferecidas.
Os alunos da atualidade, não passaram por essas transformações e o que hoje lhes é ”normal”, foi conquistado com muita dificuldade (transporte escolar, merenda, livro didático, estrutura das salas de aula, biblioteca, recursos tecnológicos, etc.), e considero que, fato posto, os alunos não valorizam o que foi conquista à duras penas, e desvirtuam os mecanismos oferecidos nas avaliações, dando prioridade para as recuperações.
A convivência com pessoas de baixa estima, contribui para que os objetivos almejados a longo prazo, sejam deixados em segundo plano, priorizando os objetivos à curto prazo.
A qualidade da aprendizagem também foi deixada de lado, sendo considerada importante apenas a aprovação, sem levar em consideração a importância do aprendizado em detrimento do resultado a todo custo.
Devemos levar em consideração, a importância da família no aprendizado do aluno; de seu envolvimento e interesse, em seu desempenho, convívio, participação no âmbito escolar.
Também de grande relevância a inclusão de recursos tecnológicos, que estão presentes no cotidiano do educando, e que muitas vezes relutamos em aceitar, sem tentar aproveitar a oportunidade e trazer para a sala de aula essa potencial ferramenta.