ENSINO MÉDIO: REFLETINDO NOVOS DESAFIOS

Ao analisar e refletir sobre o artigo do Ensino Médio: Refletindo Novos Desafios, verifica-se que  é necessário criar uma identidade para o Ensino Médio, pois este já não tem correspondido as expectativas de parcela significativa dos estudantes, tendo em vista o elevado número da evasão escolar e reprovações. 

Vale dizer que uma das finalidades da educação e libertar o sujeito da ignorância "ausência de conhecimento", para que o mesmo possa escolher seu próprio caminho sabendo das possibilidades em suas escolhas, sejam elas cursos ténicos, pós médio, ou ingressar em um curso superior.

É sabido que educação no Brasil sempre foi destinada a classe dominante, sendo que nos últimos anos esse paradigma está sendo mudado, com programas como Bolsa Escola,  PROUNI,  e parte da vagas das Universidades destinadas para alunos de escolas públicas.

Ademais é válido ressaltar o que estabelece a Lei Maior da Educação em nosso país.

Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n 9.394/96.

Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Cabe nos refletirmos, será que estamos alcançando tais finalidades?

Contudo, creio que o Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná, possibilite que cada Colégio que esteja inserido no programa, venha discutir fundamentados nas ideias dos textos, quais melhores estratégias para termos um ensino médio de melhor qualidade para nossos alunos. Neste sentido o Colégio Carmem Costa Adriano de Paranaguá, elaborou um questionário  com o perfil socioeconômio dos alunos,  que será desenvolvido afim de diagnosticar para que possamos lançar desafios e propostas a partir dessas informações.