Lendo o texo I e fazendo um comparativo com minha prática pedagógica desenvolvida ao longo do tempo, foi possível verificar a carência de um fator que motive a aluno a não só ingressar no ensino médio, como também manter o interesse desse no término do curso. Na minha perspectiva esse fator estimulante está pautado da necessidade nas condições que envolvam de forma prezerosa e que venha de encontro ao seu interesse. Na minha ótica a ausência de equipamentos de informática, laboratórios, pesquisas de campo, trabalho interdisciplinar, salas bem iluminadas, equipamentos de multimídia são alguns componentes que quando existem, ou não funcionam ou são obsoletos. Acredito ser necessário resgatar a evasão dos alunos, porém esse resgate tem que criar espectativa e devidamente colocada em prática, dando condições de criar um pensamente crítico, preocupados com o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.
O ensino médiuo é a parta de entrada para o trabalho e para tanto, é necessário estar preparado para os desafios e tenho certeza que um ensino inovador pode ajudar nesse processo.