ENSINO MÉDIO ETAPA III CADERNO IIProfessora Orientadora: Iva Maria Lindener

ETAPAII CADERNO III- CIÊNCIAS DA NATUREZA

Professora Orientadora: Iva Maria Lindener
Professores:
Angela Knapki
Anna Maria Martins
Eliana Pereira
Cristiano Perego
Maria Joana Franco Andrade
Mauro Cunha
Sandra Mara  Moraes Prado Alves
Sinuhe Kern
Vilma Mariano de Miranda

EU ETIQUETA 
 
   Em minha calça está grudado um nome que não é o meu de batismo ou de cartório um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nessa vida, em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos que nunca experimentei mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido de alguma coisa não provada por este provador de longa idade.(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,minha gravata e cinto e escova de dente e pente (…) São mensagens,letras falantes, Gritos visuais,(...) 
     No Século XXI a humanidade encontra-se desvinculada do mundo natural devido a uma ideologia extremamente consumista, os ataques ao meio ambiente são constantes, um desses pode ser destacado como o lixo. A ideia do descartável permeia nossa realidade socioeconômica, nesse contexto o próprio humano passa a ser coisificado. 
    
 
 Leia e reflita sobre os tipos de consumidores: 
a) Consumidor compulsivo – Compra pelo fato de comprar. E cada vez quer mais.  
b) Consumidor indeciso – Fica horas olhando o produto, deixa a loja de pernas pro ar e raramente compra alguma coisa. 
c) Consumidor alienado – Segue todas as novas ideias e os modismos, e acaba se tornando escravo do consumismo. 
d) Consumidor de grife – Só compra porque a marca é muito conhecida.  
e) Consumidor exibido – Compra pra mostrar para os outros o que comprou. 
 
f) Consumidor sofredor – Sofre porque gostaria de comprar mais do que pode. 
g) Consumidor consciente – Compra porque precisa e pesquisa os preços.  
h) Consumidor guloso – Não resiste quando a compra é para encher a barriga.  
i) Consumidor internauta – Vive ligado na Internet para ver os lançamentos que estão à venda. 
 
Reflexão
Geografia em questão
O consumidor consciente pensa e analisa suas compras, mas em alguns momentos chega a conclusão de que não seria necessário adquirir aquele produto naquele momento. Em geografia esse questionamento é realizado em vários momentos. Quando trabalhamos os sistemas socioeconômicos – capitalismo – é necessário avaliar tudo aquilo que o mercado lança e a sociedade de consumo atual.
Em outro momento quando trabalhamos o meio ambiente, realizamos com os alunos o seguinte questionamento – você consegue imaginar a vida sem a indústria, ela que transforma tudo que retiramos da natureza para transformar em bens cada vez mais descartáveis ou seja bens não duráveis? Imagine uma vida tranquila, família reunida para conversar sem a televisão para atrapalhar os momentos em família. Sem a correria do dia a dia, sem poluição como ocorre atualmente. Poluição do ar, sonora. A água limpa dos rios. Os alunos dizem sempre que não conseguem imaginar a vida sem a tecnologia que destrói o espaço natural. E isso é “ normal”, afinal nossos alunos nasceram na era do consumo desenfreado e do descartável. Somos bilhões de pessoas a comprar diariamente e que muitas coisas a natureza vai levar bilhões de anos para repor, se conseguir repor.

ATIVIDADE I
 
1. Pense em você. Na lista acima identifique qual tipo de consumidor mais parece com a sua forma de agir neste mercado de compra e venda.
Construa uma tabela contemplando os tipos de consumidores citados e faça uma pesquisa de campo com a turma para verificar qual o tipo de consumidor mais se destaca.
A partir dos dados coletados na tabela, construa um gráfico de barras para expressar os resultados obtidos.
Responda as seguintes questões para concluir a pesquisa:
a) Você acha que é um consumidor que age de maneira adequada nesse mercado?
b) Em que você pode melhorar?
c) Qual o seu compromisso pessoal em relação a isso?

Matemática
Conteúdo Estruturante: Tratamento da Informação

Conteúdo Específico: Construção de tabelas, gráficos e análise de dados.

Justificativa: Os presentes conteúdos são necessários à formação do aluno para que o mesmo possa desenvolver hábitos de precisão, rigor clareza, concisão, iniciativa, bem como cooperação. Espera-se, posteriormente, uma mudança de comportamento gerada pela crítica adquirida durante o processo.
Tempo estimado: duas horas aulas.

Filosofia
Conteúdo Estruturante: Ética

Conteúdo Específico: Bioética.

Justificativa: Analisar as ideologias tecnicistas e consumistas presentes na atualidade com a finalidade de desconstruir tais ideologias. Possibilitar uma pratica onde o estudante sinta-se parte da natureza responsabilizando-se.
Tempo estimado: 4 horas aulas.

Pedagogia
Conteúdo Estruturante: Analise Combinatória

Conteúdo Específico: Principio Fundamental da contagem

Objetivos: levar as roupas que puder para sala de aula e cada aluno faz as combinações.
Desenvolver técnicas de contagem aplicando nas resoluções de situações problemas.
Reciclar as peças transformando em algo novo através  da criatividade.
Elaborar  uma coleção de peças combinando com calçados e acessórios.

Metodologia : Combinações de  cores, tamanho,modelos .
Desenhos para a reforma das peças, medidas, cálculos .
Leitura dos desenho para confecções e combinações .

Avaliação

Exposição das roupas reformuladas ,.calçados e acessórios combinatórios.
Questionamentos 

Relatórios. 

ATIVIDADES II - Consumidor indeciso

Conteúdo estruturante

Medidas de fundamento central.

Conteúdo básico

 Estatísticas

Objetivos

Organizar a analise de quantidade de roupas calçados e acessórios.
Calcular a medida   em centímetros da sala de aula para expor.
Soma do total de calçados  que os alunos tem.
Destacar a reciclagem das roupas e combinações.
Elaborar um bazar para venda das roupas fazendo as combinações aos clientes.

Conscientização

Lixo no lixo é sinal de capricho.
A natureza não aguenta  a degradação do meio  ambiente causada pelo desperdício de cada um de nós portanto a solução também depende de todos cuidando, zelando o ambiente ao estamos inseridos.

Objetivos

Oportunizar o aluno para que ele descobra a si próprio no mundo do saber.
Utilizar maneiras educativas para transformar nossa realidade com o intuito de promover a conscientização ecológica .
Estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com a utilização dos recursos favorecendo um ambiente sustentável.
Incentivar  o trabalho coletivo e a cooperação entre alunos escola e comunidade para transformação  e recuperação do ecossistema.
Perceber que o lixo pode ser uma fonte de recursos financeiros através da coleta seletiva e reciclagem do mesmo.
Metodologia
Elaborar um projeto apresentando propostas de trabalho com atividades diversas
a respeito do lixo produzido no cotidiano da sociedade. 
Explorar diversos aspectos conceituais  de seu campo de estudo.

Estratégias

Procurar ajuda aos órgãos competentes em busca de parceiros .
Implantar programas sobre a coleta e destino do lixo.
Campanhas para a diminuição de embalagens plásticas.
Oficinas para confecção e transformação do lixo.
Palestras.
Visita ao aterro sanitário (lixão)
Pedágios de informações  e divulgação do trabalho com o lixo .

Avaliação

Espera -se a mudança no comportamento do homem junto a natureza .
  Pesquisar  no setor de frutas e hortaliças questionando aos responsáveis quanto é retirado por dia  de frutas e verduras estragadas em gráficos.

Matéria orgânica , papel ,papelão, metais, plásticos e outros.

Video:  A Ilha das Flores .