Ensino Médio e seus sujeitos

 

A Escola deveria ser o espaço onde o conhecimento e a satisfação de seus sujeitos andassem de mãos dadas, porém ela é chata, monótona e nem sempre cumpre o objetivo principal que é o da aprendizagem. Então penso que o primeiro passo é conhecer nossos alunos, suas realidades e pensar em formas de fazer com que o conhecimento realmente chegue a todos. Nossos alunos são expostos diariamente a inúmeras formas de exclusão e a educação não e não deve ser uma delas.  Dentro da escola há muitas barreiras de ordem física e pessoal que impedem a  contemplação do aluno na sua totalidade. Quando falo em barreira física me refiro a questão de  espaço e de recursos que nem sempre favorecem a aplicação de atividades diferenciadas que fujam das quatro paredes da sala de aula. Ao me referir em barreiras de ordem pessoal penso que vai desde a nossa limitação, de formação, até a disposição de todos os sujeitos envolvidos na escola em aceitar que a Escola só existe em função do aluno e que ele deve ser muito bem tratado lá dentro, pois senão tivéssemos alunos, não teríamos a quem dar aulas, não teríamos porque limpar a escola, não teríamos biblioteca, laboratórios, secretaria, etc, muito  teríamos Equipe Pedagógica e de Direção. Além disso temos a questão das políticas públicas, que nem sempre vem de encontro as nossas necessidades. Em meio a tantas discussões recorrente dentro do espaço escolar penso que o que deveria ser nosso objetivo primeiro, fica esquecido e a real função da escola que é a de trabalhar com conteúdos científicos nem sempre acontece.