Ensino Médio e Formação Integral

Núcleo de Educação de Paranaguá – PR
Orientador: Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza
Professora: Márcia Francisco de Paula.
Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano.
Município: Pontal do Paraná – PR.
Data: 21/07/2014.
Carga horária: 2 H/A.

Releitura e estudo dos capítulos 1 e 2 do caderno1: Ensino Médio e Formação Humana Integral

Durante a leitura do capítulo 1 observa-se que desde o Império há a discussão em torno da educação, discurso este que parece estar preocupado com um ensino de qualidade, porém o que se nota é claramente uma educação dividida entre pobres e ricos, estes aprendendo a comandar, àqueles a obedecer.
A realidade atual não mostra um cenário diferente na educação, nota-se ainda a dualidade no sistema de ensino, em que a elite é favorecida com qualidade, intensificando a desigualdade sociocultural.
É interessante observar os desafios apresentados no capítulo 2, pois se vê uma discussão mais consistente quando promove a reflexão por um ensino justo, promovendo a formação humana integral, propondo “superar a dualidade presente na organização do ensino médio” desde o império.  (p.23)