Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino fundamental e Médio
Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Nadir Teresinha Gatelli
Ricardo João Finger
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli
Se realizarmos uma reconstrução histórica do Ensino Médio, podemos perceber que sempre houve uma dificuldade de entendimento quanto a sua real finalidade. A dualidade presente ainda hoje no Ensino Médio, ora visando exclusivamente a formação acadêmica e o ingresso no Ensino Superior, ora visando a formação e a inclusão para o mercado de trabalho, se faz presente desde a criação do Ensino Médio no Brasil, até os dias de hoje. Com o ensino propedêutico mais voltado para as altas camadas econômicas da sociedade e o ensino técnico, profissionalizante para os menos favorecidos economicamente.
Segundo ROMANELLI (1978), o Ensino Médio deve ter por fim a formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional, construindo no seu espírito todo um sistema de hábitos, atitudes e comportamentos que o habilitem a viver por si mesmo e a tomar em qualquer situação as decisões mais convenientes e mais seguras, ou seja, um ensino visando a formação integral dos sujeitos autônomos e emancipados.
Desta forma, tal formação não pode ser centrada exclusivamente nos conteúdos voltados para o acesso ao ensino superior, quer seja o vestibular ou o ENEM, tampouco o foco pode ser a formação instrumental para o mercado de trabalho, centrada na lógica das competências para a empregabilidade. Ambas são mutiladoras do ser humano, são unilaterais ao invés de se apoiarem na omnilateralidade.
Sugere-se portanto superar aquele ensino que considera o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar. Como formação humana, o que se busca, é garantir ao adolescente, ao jovem e ao adulto trabalhador o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente a sua sociedade política.
A qualidade da educação ofertada no Brasil, ainda continua sendo um ponto de interrogação, pois existe muita desistência, reprovação, alunos fora da faixa etária, falta de acesso a muitos jovens em idade escolar, dentre outros. Percebemos que não estamos atingindo o aluno conforme gostaríamos que a aprendizagem deles está sendo deficiente e não conseguimos entender e agir de forma a suprir estas dificuldades. Uma das questões que devemos levar em consideração é o que fazer para que o aluno trabalhador venha animado e busque aprender, e superar o seu cansaço.
Já que, no ensino médio noturno, a grande maioria dos alunos trabalham ou com a família ou empregados no comércio e fábricas da região, por necessidade de sobrevivência ou para ajudar nos gastos da família.
Todo esse clima de desinteresse dos jovens pela vida escolar tem gerado muitas reflexões no ambiente escolar e busca de possíveis caminhos de fazer com que o Ensino Médio seja vivido e percebido como significativo.
Acreditamos que são muitos desafios a serem superados, mas conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes tanto com relação ao currículo, e a formação dos profissionais que trabalharão com estes jovens. Para isso, precisamos contar com a sinergia de toda a sociedade na promoção da garantia, às novas gerações, da conclusão e o bom desempenho no Ensino Médio. A escola precisa dar mais responsabilidade aos alunos e as suas famílias, preocupando-se mais com a transmissão do conhecimento e com a formação integral do educando.
Que ao chegar ao final do Ensino Médio, este educando possa estar preparado tanto para prosseguir os seus estudos no Ensino Superior, quanto para ingressar no mercado de trabalho. E que acima de tudo, consiga ver na escola, uma possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida e a sua vida profissional.