Ensino Médio e Formação Humana Integral Colégio estadual Alberto Santos Dumont - cafelândia PR - Prof: Ivonete Mezzari Roque

Quando se estuda as formas de  reorganizar os planos de ação para educadores,torna-se  pertinente conforme os textos sugeridos pelo MEC conhecer nosso aluno, sua realidade sua necessidade nos dias atuais, isso é indispensável para o ensino e aprendizado. Existe uma pergunta que sempre me faço e convido meus colegas de profissão a se questionar. Conheço a mim mesmo o suficiente para conhecer e compreender meu aluno? Não seria interessante incluir nas DCE um programa voltado a praticas que seja capaz de desacelerar a mente e centrar os pensamentos e sentimentos. Praticas tipo: Yôga, Meditação para alunos e professores.
Por mais que alteremos as DCE entendemos que a mídia com o excesso de informações o excesso de ofertas tumultua a mente que não tem clareza e vem  deixando alunos e professores em estado de ansiedade imensa já, li muito a respeito, terapeutas e psicólogos já alertam para mudar uso das praticas conforme as sugeridas acima. Recentemente  o fantástico apresentou o resultado surpreendente do uso da meditação em uma escola com alto índice de violência e obteve resultados surpreendentes. Não seria esse o momento de repensar as DCE visando um pouco de preparação de alunos mais centrados consciente para atuar na sociedade?