ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Em um país que se alinha as principais economias emergentes do mundo, com influência crescente no panorama político e econômico, os problemas sociais só se explicam pelos ainda altos níveis de desigualdade. Nenhum outro fator influencia tanto essa questão quanto a Escolaridade.
Hoje não pairam dúvidas sobre a estreita correlação entre os baixos índices de escolaridade de nossa população e os entraves que enfrentamos no processo de desenvolvimento sustentável. Nenhum país tem possibilidade de competição no mundo globalizado sem que a escolaridade média de sua gente seja de, no mínimo, onze anos.
Podemos identificar algumas causas dos baixos índices entre os jovens do ensino médio: de um lado a inadequação da Escola oferecida para a maioria de nossos jovens. Por outro, questões socioeconômicas que os empurram precocemente para o mercado de trabalho.
Há muitos desafios a serem superados, mas conhecer a realidade que se quer transformar é o primeiro passo para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção de abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes.