Ensino Médio e Formação Humana Integral

DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO

O Sistema educacional brasileiro vem sendo objeto de intensas discussões e reflexões. As transformações sociais, tanto de caráter político, econômico e cultural que vem ocorrendo ao longo do processo histórico brasileiro torna-se necessário as mudanças no sistema de ensino e em especial no Ensino Médio, onde as maiores dificuldades tem se apresentado: o acesso, a permanência, o desempenho e a conclusão dos alunos nessa etapa de ensino.
Sabemos que a melhoria da qualidade da oferta do Ensino Médio depende de inúmeros fatores e medidas e um dos grandes desafios é garantir o acesso e a permanência de todos os jovens à educação com qualidade.
Diante as expectativas e desafios do Ensino Médio vê-se a necessidade de uma formação humana integral proporcionada por uma integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura; o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como fundamento pedagógico.
O grupo de estudos do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em Curitiba, após estudos, discussões e reflexões dos materiais disponibilizados pelo curso do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio chegou a conclusão de que vivemos os desafios citados pelos documentos e mais, eles são muitos. A começar pelo resgate do interesse desses jovens pelos estudos; conhecer o público alvo da escola para poder fazer a articulação do currículo com a realidade do aluno. Investir enquanto mantenedora do estado, na formação e preparação desses professores para receber esse aluno vindos de diversas realidades e diversidades oriundos da periferia e região metropolitana. Conhecer, estudar e participar com maior eficácia da elaboração e reestruturação do Projeto Político Pedagógico da escola em que atua. Que a escola, enquanto infraestrutura e recurso pessoal e material busque preparar-se  para receber o aluno de inclusão, não sendo apenas aqueles que apresentem algum tipo de laudo médico, mas também aqueles que observamos ser oriundos de famílias desprovidas de condições (econômicas, sociais, etc.) para atender as necessidades dos filhos. Solicitação de maior apoio, comunicação e aproximação da mantenedora com as escolas. Maior liberdade e autonomia do professor em trabalhar com os conteúdos significativos de acordo com a realidade da turma.
É importante que essa etapa do ensino tenha um sentido importante para os jovens, independentemente de sua origem sócio econômica e cultural.
Pensamos que um dos maiores desafios é a escola estar comprometida com a realidade na qual a comunidade está inserida. É preciso mudar e reencontrar o papel da escola enquanto instituição de ensino como um todo.
Conhecer os estudantes que frequentam a escola, pode requerer de nós disposição para lidar com contextos sociais na maioria das vezes diferentes dos vividos por nós educadores, onde os conflitos sociais vividos por eles, são desafios de estarem vivos no dia seguinte ou sobreviverem com baixíssimas rendas familiares. Estes contextos podem trazer inúmeros desafios a serem enfrentados ou não pela escola, no sentido de acolher alunos reais que frequentam a escola, principalmente a pública  e poder oferecer a eles um ensino mais significativo vinculando-os de alguma forma com suas trajetórias de vida. Esse debate percebemos como necessário estar presente nos encontros de formação de professores.