Col. Est. do Campo Castelo Branco
Municipio de São Miguel do Iguaçu
NRE Foz do Iguaçu
Orientadora de Estudos: Maristela Albonico
Professores Participantes:
Ademar; Anelise; Ana Candida; Daniela; Sheila; Jair; Maria Argentina; Neiva; Nilceia; Liliane; Lucilene; Geni; Margarete; Jane; Presa; Erval; Lucimar; Janice; Flavia e Fernanda.
Iniciando os estudos deste caderno vemos um "balanço histórico institucional" sobre a trajetória do Ensino Médio no Brasil, indicando quais foram as origens desta modalidade de ensino na educação brasileira.
Lendo sobre os períodos históricos do Brasil vemos que na época do Império o ensino médio era voltado para as classes sociais mais privilegiadas, direcionando para a formação de políticos, administradores e intelectuais em instituições denominadas liceus provinciais.
No período inicial da República esta modalidade da educação continua sendo privilégio das classes sociais mais elevadas, destinando-se ao ensino profissionalizante, para educação das elites e era chamado de ensino secundário.
Com a instituição do Estado Novo o ensino secundário foi reformulado sendo destinado à formação de seres humanos capazes de atuar em diferentes divisões da sociedade, ajudando-o a tomar decisões adequadas. Sendo os programas e métodos de ensino.
A partir de 1942 o ensino médio foi direcionado para a formação profissional para os diferentes locais da sociedade, dividido em: ensino industrial, ensino comercial e ensino normal para a formação de professores.
Entre as décadas de 1950 e 1970 ocorreram grandes mudanças no ensino médio. Com a lei nº 5.692/71 mudou a divisão na nomenclatura das modalidades de ensino, ficando divididos em 1º e 2º graus. Passando a ser o 2º grau "generalizante profissional" ou "profissionalizante", sendo dirigido ao mercado de trabalho, mas ainda atendia a minoria da população brasileira.
A partir de 1980, ocorreu um aumento de investimento do governo para a melhoria da educação.
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o ensino médio passa a ter a "função formativa" e é denominada a "etapa conclusiva" da educação básica, melhorando "as condições de acesso e permanência na escola".
A partir da organização dos Fóruns em Defesa da Escola Pública começam as lutas para tornar o ensino direcionado a "formação humana integral".
O Projeto do Plano Nacional de Educação elaborado para universalizar o atendimento escolar para a população entre 15 e 17 anos, pretende garntir a melhoria da educação brasileira.
Vemos que o principal desafio para a melhoria da qualidade do ensino médio está em fazer com que os jovens concluam esta etapa de educação, reduzindo as taxas de abandono e de reprovação. Isso está diretamente relacionado com a necessidade destes alunos de obter renda para seu sustento e de seus familiares.
Uma das soluções para este problema é a garantia da educação como um direito de todos com qualidade, devendo ser um dever do estado ofertar condições necessárias para que isso realmente aconteça.
Nesta perspectiva esta modalidade de ensino deverá estar voltada para a "formação humana integral", formando sujeitos capazes de atuar na sociedade, transformando o meio onde vivem. a aprendizagem deve acontecer de diferentes formas e a escola deve ser um espaço que possibilite a aquisição dos saberes. Para isso se faz necessário a reformulação do currículo, para que os conteúdos essenciais sejam mais significativos para os alunos, relacionado o que está sendo estudado com o que terão que enfrentar na sociedade em que irão atuar, unido a teoria à prática.
Uma das soluções principais está na mudança de atitude dos professores que deverão buscar mudanças no sistema educacional, garantindo a universalização do ensino médio público e de qualidade.
De acordo com a leitura do caderno da SEED, o objetivo do Estado do Paraná é a reestruturação do currículo para atender a esta reformulação do Ensino Médio proposta pelo MEC. Esta Proposta de Redesenho Curricular (PRC), pretende refletir sobre o currículo, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), partindo do pressuposto de que os indíviduos nesta modalidade de ensino, integrando os conteúdos por àreas de conhecimento.
Nesta perspectiva esta sendo proposto aos educadores a elaboração de um planejamento escolar que atenda as particularidades das diferentes disciplinas, unindo-as de acordo com as áreas do conhecimento, garantindo a articulação curricular.