Ensinar e Aprender
Ensinar e aprender são uma troca, entretanto o desenvolvimento da autonomia, intelectual e moral dos alunos vai além da sala, além daquilo que a escola deve e se propõe a oportunizar.
Atualmente os jovens embora tenham muito acesso a informação, mídias e tecnologias, essas não são utilizadas de forma adequada, e pouco vem contribuindo para sua formação acadêmica e seu desenvolvimento intelectual, já que não são adequadamente utilizadas em seu meio acadêmico.
Quando ao desenvolvimento das relações interpessoais (respeito ao próximo, valores, moral) não cabe só à escola oportunizar essa prática, portanto isso deve vir de casa, da convivência familiar, enfim do meio em que vive.
Há de se lembrar que a escola é um local de troca de conhecimentos, saberes, práticas e vivencias e é nesta que o processo de produção intelectual, socialização da cultura se constrói, transformando-se em conhecimentos e valores.
A escola deve propiciar vários espaços para que o aluno reflita e debata sobre suas ações enquanto cidadão e também possa exercer autonomia referente as suas praticas politicas e sociais, seus deveres e obrigações.
Autores:
- Ivanilde Aparecida Feliciano
- Luiza Del Castanhel
- Maria Aparecida Santos
- Juliana Caldeira da Silva Serrato
- Nílcea Parolo
- Henrique Carlos de Jesus Moraes
- Isabel Cristina Modesto Pereira da Silva
- Faride de Jesus H.A.G. Wiszka
- Rosangela Teixeira de Araujo
- Luciana Marins Cardoso
- Karla Muller Bontorin
- Rosemeire Ribeiro
Orientadora de Estudo
Maria Angélica Cervi Araújo
Fonte:
Ensinar e Aprender - Reflexão número 3