Ensinar e Aprender - Reflexão número 3

Ensinar e Aprender

Ensinar e aprender são uma troca, entretanto o desenvolvimento da autonomia, intelectual e moral dos alunos vai além da sala, além daquilo que a escola deve e se propõe a oportunizar.
Atualmente os jovens embora tenham muito acesso a informação, mídias e tecnologias, essas não são utilizadas de forma adequada, e pouco vem contribuindo para sua formação acadêmica e seu desenvolvimento intelectual, já que não são adequadamente utilizadas em seu meio acadêmico.
Quando ao desenvolvimento das relações interpessoais (respeito ao próximo, valores, moral) não cabe só à escola oportunizar essa prática, portanto isso deve vir de casa, da convivência  familiar, enfim do meio em que vive.
Há de se lembrar que a escola é um local de troca de conhecimentos, saberes, práticas e vivencias e é nesta que o processo de produção intelectual, socialização da cultura se constrói, transformando-se em conhecimentos e valores.
A escola deve propiciar vários espaços para que o aluno reflita e debata sobre suas ações enquanto cidadão e também possa exercer autonomia referente as suas praticas politicas e sociais, seus deveres e obrigações.

Autores:
Ivanilde Aparecida Feliciano
Luiza Del Castanhel
Nílcea Parolo
Henrique Carlos de Jesus Moraes
Isabel Cristina Modesto Pereira da Silva
Faride de Jesus H.A.G. Wiszka
Rosangela Teixeira de Araujo
Luciana Marins Cardoso
Karla Muller Bontorin
Rosemeire Ribeiro     

Orientadora de Estudo
Maria Angélica Cervi Araújo