Reflexão e Ação (Etapa II - Temática III - Caderno IlI do MEC, pág. 21)
Ensinar Ciências da Natureza no Ensino Médio
Nos últimos anos o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de ciências da natureza no âmbito escolar vem sofrendo inúmeros questionamentos, em especial no que se refere à forma como os conteúdos vêm sendo abordado no ensino médio, ou seja, marcado pela superficialidade, pela descontinuidade e pela fragmentação.
Os estudos apontam que ensinar ciências não é apenas uma mera transmissão de conhecimentos, mas sim oportunizar condições para sua criação, recriação e adequada aplicação na vida do aluno. Para tanto, sua concretização depende de uma intervenção educativa significativa, envolvente e contextualizada.
Nesta perspectiva, as práticas pedagógicas devem ser planejadas de forma que o ensino não seja oportunizado apenas de forma teórica e sim pela vivência teórica/prática; não deverá limitar-se aos muros da escola e sim para além da sala de aula, visita de estudos e pesquisas de campo; não deverá ser da alta complexidade e sim coerente com os estágios de desenvolvimento do aluno; ser pelo prazer e pela curiosidade e não pelo mecanização; baseada na investigação e não na memorização de conceitos e formulas; ser gratificante, motivadora e formativa.
Neste processo, o professor é o mediador, sistematizando e problematizando o conteúdo com os fenômenos sociais que estão postos na vida do aluno, estabelecendo as relações entre a ciência, a sociedade e a tecnologia, ou seja, as atividades se desenvolveriam por meio de estudo investigativo, confrontando o contexto social onde o aluno vive com conhecimento cientifico. Assim sendo, num processo infinito, consciente e intencional, seja capaz de contribuir na formação integral dos sujeitos no Ensino Médio.
Valmir Cordeiro dos Santos