ENERGIA ELÉTRICA: UM BEM OU UM MAL QUE AFETA A SOCIEDADE, NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO

Carlos Fermino de Paulo
Maria Aparecida Almeida Trevisan
Rosemeire Basaglia Farias
Ana Aparecida Rodrigues Bezerra
Jocelayne Camargo Cirino Curioni

RESUMO
O presente artigo tem por finalidade uma  sensibilização sobre  o  tema: Energia Elétrica um  bem  ou  um  mal que  afeta a  sociedade,   que  foi  abordado por  meio do  desenvolvimento  de um  projeto interdisciplinar  com  os  alunos  do  3º  ano do  Ensino Médio Noturno  no  Colégio José Alfredo  de  Almeida, Mariluz – PR .  O desenvolvimento do projeto utilizou diversas fontes  de  pesquisa  e  variados encaminhamentos  metodológicos acerca do  processo   de  produção e  de distribuição da energia  elétrica  com  o  intuito de  valorizar  e  sensibilizar os  alunos   sobre as questões  ambientais atrelando  esse conhecimento  à  utilização dos aparelhos elétricos de maneira correta,  afim  de evitar  o  desperdício de  energia  elétrica,  visando  assim,   a  sustentabilidade do planeta e  a  qualidade de  vida da humanidade.  Este trabalho despertou  nos alunos  uma  visão   crítica em  relação ao consumo de  energia elétrica  e  ao gasto  mensal que  uma  que  uma  família produz   nos  dias  de  hoje  e   qual o  impacto  ambiental  e  social  para as gerações futuras. Logo, este estudo promoveu uma  reflexão sobre as abordagens   curriculares da  ciências da  natureza  voltados aos  direitos de aprendizagem humana  e  integral dos  estudantes vinculados  Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Palavras-chaves: sustentabilidade, consumo de energia  elétrica , interdisciplinaridade.
Abstract
This article aims to raise awareness on the theme: Electricity a good or an evil that affects society, which has been addressed through the development of an interdisciplinary project with students of the 3rd year of high Night Education at the College José Alfredo Almeida, Mariluz - PR. The development of the project used various research sources and various methodological referrals about the production and distribution process of electricity in order to enhance and raise awareness among students about environmental issues harnessing this knowledge to the use of electrical appliances in the right way in order to avoid waste of electricity, aiming thus the sustainability of the planet and the quality of life of mankind. This work aroused in students a critical view in relation to energy consumption and monthly spending to one that produces a family these days and what environmental and social impact for future generations. Thus, this study promoted a study of the curricular approaches of the natural sciences focused on human rights and integral learning of the students tied Work, Culture, Science and Technology.
Keywords:  sustainability, energy consumption, interdisciplinarity.

INTRODUÇÃO
O mundo hoje volta toda sua preocupação numa busca de elementos sustentáveis para o planeta, em vista disto é que procuramos desenvolver este artigo mostrando que esta preocupação não pode e nem dever ser por parte de uns, mas de todos os seres, pois,  refletem sobre o futuro de nosso planeta. No entanto pode se afirmar que todos serão atingidos se não nos conscientizarmos de tal problemática. Diante disto precisamos  buscar meios adequados  que possam amenizar tamanha preocupação de como utilizar  a tecnologia que todos temos acesso, sem fazer deste bem tecnológico um futuro incerto para os que vierem depois, devido à má administração que o homem tem demonstrado diante dos bens que a natureza criou e disponibilizou para que este pudesse com sua forma inteligente recriar meios que venha de encontro com as necessidades humana de modo bem particular, porém o homem tem demonstrado por vários motivos uma certa incapacidade de comunhão com a natureza e seus bens, assim já se constata em várias parte do planeta um desequilíbrio ambiental.
Este artigo tem por finalidade apontar alguns sinais de como poderíamos aproveitar esta tecnologia de uso humano de forma a garantir um futuro promissor. No entanto por falta de conscientização por parte de alguns que querem usufruir dos bens da natureza de maneira egoísta e gananciosa, sem devolver para a natureza condições que ela possa se refazer, e assim contribuir harmoniosamente para o conforto de todos. Com isso queremos adentrar neste assunto do mau uso dos aparelhos elétricos, que tem retirado uma quantidade muito maior no consumo de energia elétrica das usinas hidrelétricas. É evidente que estas usinas tem sido uma das principais fontes de desiquilíbrio da natureza, pois onde se constrói uma usina hidrelétrica acaba por destruir uma vasta variedade de seres que componham tal região. Entre elas podemos citar em nosso artigo a região sul do Brasil que componha os três Estados; Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em Santa Catarina por exemplos nos municípios onde se concentra tais usinas ou as barragens que serve de reservatório. Nestas regiões o desequilíbrio, tem sido tão assustador, pois pode ser percebido em todos os sentidos, na expulsão dos seres humanos que ali viviam, e agora precisam buscar refúgio em outras regiões, deixando para trás suas histórias, seus costumes, seus hábitos e suas lembranças de um passado cheio de vida que aos poucos viu se desfazer com a proposta de que construir uma usina traz mais conforto aos seres humanos.  Por outro lado é bem sabido que em nossas residências estamos cheios de aparelhos elétricos que necessitam de energia elétrica para que possam funcionar, basta olharmos ao nosso redor para perceber o quanto somos dependentes destes aparelhos elétricos, seja em nossas casas, indústrias, comércios, lugares de lazer e etc.
Assim, este artigo vem de encontro com a proposta de estudo do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, em conscientizar a comunidade escolar no comprometimento de todos em preservar, assim acontece o aprendizado que seja capaz de atender todas as nossas necessidades, de forma a saber aproveitar as condições interdisciplinares dos  novos alunos, que serão capazes de saber produzir, para suprir suas necessidades sem agredir seu habitat.  Aqui vale ressaltar a importância da interdisciplinaridade que auxilia a repassar as disciplinas de maneira correlata, criando assim um vínculo que possa originar novas descobertas relacionadas ás disciplinas ou até mesmo áreas do conhecimento o que colabora efetivamente para a formação intelectual e  global  do indivíduo além  de  uma  nova forma  de pensar que é criar sem desperdiçar, usando de suas criatividades nas diferentes áreas do saber.   
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Hoje em dia já não conseguimos mais viver sem a eletricidade, ela está presente em todas as nossas ações, mas é preciso conhecer como funciona todo o processo de transformação de energia elétrica e sua distribuição para os usuários Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras. Depois de produzida a energia elétrica é distribuída aos consumidores e transformada em outras formas de energia No nosso município usamos a energia elétrica produzida em hidrelétricas e esta   para chegar até nossa residência depende de uma eficiente rede elétrica composta por fios e torres de transmissão, esta energia elétrica ao chegar até nós pode fazer gerar luz, mover motores e muitos outros produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa. É neste momento que o consumidor, nosso  alunado , deverá saber como  usar adequadamente essa energia elétrica, além de ter conhecimentos prévios sobre eletricidade para bem usufruir o seu equipamento elétrico sem causar nenhum dano ao seu aparelho e a sua instalação e  ao  meio  em  que  vive. Assim o conhecimento acerca desse tema por  meio  de  uma  abordagem  interdisciplinar promoverá informações necessárias à vida do ser humano em questão de qualidade e sustentabilidade na sociedade em  que  esta  inserido.
O presente  artigo surgiu a  partir da proposta  da  aplicação  de  um  projeto de  pesquisa  a  partir  de uma  atividade  final   do  Caderno III -Ciências da Natureza do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
  A temática   foi  desenvolvida como  uma  proposta interdisciplinar envolvendo  as  disciplinas de  Física, Filosofia,  Sociologia e  História.
A Física é fruto de todo conhecimento desenvolvido pelo homem ao longo da história, e é assim que ela deve ser apresentada, para que o aluno conheça todo processo de produção  em  suas diversas interpretações.  O conhecimento proporcionado pela Física é social, pois envolve situações políticas, econômicas e éticas, portanto, saber Física, também contribui para entender e se posicionar perante as questões tecnocientíficas  da atualidade. O conhecimento físico na forma de leis, conceitos, grandezas e relações matemáticas só ganha significado se utilizado problemáticas reais, tornando assim, um instrumento de participação mais consciente na sociedade, propiciando, por exemplo, o uso de diferentes fontes de energia elétrica e seus efeitos ambientais e socioeconômico ou mesmo compreender o funcionamento de eletrodomésticos e os cuidados  que devem ser tomados em sua instalação e utilização.
Cada uma mesmo que  trabalhando a unidade do projeto, jamais vai perder sua identidade, pois como compreendemos a história da filosofia tem sua trajetória como o modelo mais tradicional de didática de filosofia tem sido ao longo do tempo, a aula expositiva centrada na figura do professor, que transmite informações e propõe questionamentos.  Com esta nova proposta que nos foi colocada durante o curso do Pacto, vimos que tem como intenção estabelecer o diálogo que pode ser enriquecido com a participação dos alunos. Porém, outros procedimentos são necessários para atingir os objetivos e desenvolver a autonomia intelectual do aluno, as exigências próprias do filosofar e estimular a interatividade. Atividades como: de compreensão, de interpretação, análise de texto, dissertação, comparações, pesquisas, trabalho de grupo e seminários, apresenta a Filosofia como um conhecimento que possibilita o desenvolvimento de um estilo próprio de pensamento, que busca o entendimento das coisas, das pessoas e do meio em que vivem. Através do conteúdo estruturante – Mito e Filosofia – e conteúdos específicos, como é proposto neste artigo, também é de interesse da filosofia levantar questões, identificar problemas e problematizar o conteúdo.
A mobilização para o conhecimento pode começar pela exibição de trechos de filmes, reportagens de jornais ou revistas, diálogo entre professor e aluno, leitura de um texto literário ou músicas para instigar e investigar o que os alunos conhecem sobre o tema que no nosso caso é a conscientização sobre o consumo de energia elétrica, suas consequências para o meio ambiente. A partir da discussão deste conteúdo, de conscientização do consumo de energia elétrica, o professor e alunos levantam questões que identificam problemas. Ao problematizar, convidar o aluno para analisar o problema através da investigação. Para isso, recorrer à história da filosofia com seus textos clássicos e as diferentes maneiras de enfrentar o problema com uma abordagem que remeta o estudante à sua própria realidade. Após o conteúdo trabalhado, é o momento de ver o que o aluno compreendeu sobre o assunto. Será feita um retomada da problematização do início do conteúdo para ver se o aluno melhorou seu discurso em relação ao assunto e se ele será capaz de criar seu próprio conceito sobre o problema que esta em questão.
A sociologia cumpre seu papel fazendo uma analise do comportamento dos seres humanos com o excessivo consumo de energia elétrica. Ao fazer esta analise pode-se detectar isso ao longo da historia do ser humano no mundo, pois, é por meio deste mau habito que se torna possível satisfazer as necessidades vitais da humanidade. No entanto, desde que o consumo passou a não apenas servir como meio de sobrevivência e se tornou sinônimo de felicidade, autoestima, bem-estar, o meio ambiente passou a sofrer gradativamente com essa mudança. A sociedade pós-moderna, considerada pós-industrial, até os dias atuais tem exercido uma pressão sobre os recursos naturais nunca antes vista. Essa demanda por recursos naturais para produção, em escala cada vez maior, vem pondo em risco não somente os ecossistemas que sofrem com esse processo, mas o próprio destino da humanidade está sendo comprometido pelos padrões insustentáveis de produção e consumo, como é do conhecimento de todos nas regiões onde se concentre as usinas hidrelétricas. Além do desequilíbrio ambiental da flora e da fauna o próprio homem é expulso do seu habitat natural, sendo obrigado a deixar a vida e costumes rural, suas terras suas histórias e seus sonhos, ir morar nos grande centros urbanos, sem nenhuma condição há ele oferecida. Por isso, neste artigo pretende-se, discutir qual o papel do consumo na sociedade contemporânea se a mesma tem causado todo esse dano na vida dos seres humanos e consequentemente para o meio ambiente.

METODOLOGIA
O projeto se desenvolveu de forma interdisciplinar contemplando a ciência, o trabalho e a cultura por meio da análise  do contexto histórico e das questões ambientais e dos  conteúdos  disciplinares da Física, História, Sociologia e Filosofia relacionados à energia hidrelétrica. Esta fonte de energia  foi  escolhida    por ser as mais utilizada  pelos alunos, viabilizando atividades diferenciadas como: simuladores no laboratório de informática, experimentos,  leituras de textos,  resolução de  problemas utilizando o talão de energia elétrica,  confecção de cartazes, palestras e exibição de vídeos e documentários, entre outras.  A apoderação do tema pelos alunos, foi  feita pela problematização  com a observação dos conhecimentos prévios dos alunos  e após, ministrado   um  questionário   referente  aos  conhecimento que possuem sobre o tema  em estudo, sendo  que, ao final do projeto,  foi  ministrado o mesmo questionário  com  o  intuito  de averiguar a reestruturação do conhecimento durante o processo de ensino aprendizagem.
A pesquisa teve caráter qualitativo e os dados obtidos foram colhidos no ambiente  escolar e  na residência dos alunos por meio de entrevistas, questionários, observações,  pela internet  e debates.
Durante o andamento das  aulas    foram realizadas  atividades como: simuladores no laboratório de informática, experimentos usando aparelhos elétricos,  resolução de  problemas utilizando o talão de energia elétrica,  confecção de cartazes, palestras e exibição de vídeos e documentários,  leitura de textos que versavam sobre questões energéticas mostrando a origem da energia elétrica, a necessidade e as maneiras de economiza-la, os impactos ambientais e aspectos políticos, o panorama energético ,  a sustentabilidade  escassez de recursos hídricos entre outras  considerações,  sendo  que sempre as atividades eram seguidas por debates em grupo onde  os participantes socializavam suas ideias e conceitos a fim   de aprimora-los no que  tange a  ética e cidadania, levando assim  a reflexão crítica de suas atitudes e das pessoas do  seu convívio com as questões ambientais e com o uso inadequado da  energia elétrica tanto em sua  residência  quanto no ambiente escolar , visando diminuir o desperdício.  Em cada atividade realizada   foi   elaborado  relatório, seminário ou resumo e depois a socialização  dos  conhecimentos  adquiridos,  assim ,  este momento de discussão  se tornou  um espaço para a reflexão,  discussão  e  socialização   do conhecimento que tinham, o que pensavam e como se comportavam diante das questões ambientais relacionadas  a produção e  uso da  energia  elétrica. 
Nessa construção do conhecimento, a avaliação constitui-se de um processo contínuo realizado   no decorrer das aulas onde    observou  a participação, dedicação, o comprometimento na realização das tarefas e o crescimento individual do aluno,  bem  como uma auto avaliação, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios e os adquiridos após o estudo aprofundado do tema e a sua relação com o meio ambiente.

CONSIDERAÇÕESFINAIS
Com o desenvolvimento deste projeto pode-se  constatar a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem não  somente  no  ensino médio  mas em  toda as  etapas da  educação básica,  pois, proporcionou  aos professores, um modelo para a construção de aulas e projetos interdisciplinares voltados a questão do cotidiano  escolar  e  social  do  aluno  essencial para a formação da cidadania.  Além de que a interdisciplinaridade desenvolve a colaboração mútua de professores de diferentes disciplinas, permitindo a presença de diferentes professores ministrando uma aula simultaneamente. Ainda verificou-se que por  meio  da utilização de ferramentas  metodológicas  simples  foi possível promover aulas mais lúdicas e interessantes para os alunos, em anexo algumas fotos que foram feitas durante o processo do trabalho, que justifica a proposta interdisciplinar. Assim, ficou  claro  que  esta  metodologia  fornece auxílio aos docentes  da educação básica, um modelo de aula interdisciplinar que  poderá ser utilizado  para o planejamento de outras  aulas e projetos no cotidiano escolar.
  Portanto, conclui-se que os objetivos propostos para este trabalho foram satisfatoriamente alcançados, primeiramente porque as atividades  realizadas  neste  projeto  forneceu  suporte para reflexão crítica     sobre  o estilo de vida e consumo da  energia  elétrica  pelos alunos, oferecendo condições para a formação de atitudes conscientes de conservação de recursos naturais e preservação do meio em que  eles  estão  inseridos no   que diz  respeito  a  energia  elétrica por  meio da integração entre os conhecimentos das diversas disciplinas com relação à contextualização e interdisciplinaridade; Em segundo,  conforme se pede  o  Pacto  para o  Ensino Médio esta prática colocou o aluno no centro do processo educacional, sendo este o protagonista de sua aprendizagem, na medida em que coletivamente desenvolveram a pesquisa que foi proposta pelos professores, além  do  fato,  da atividade de pesquisa, ser  uma  prática pedagógica  que proporciona aos estudantes vivências e experiências que consolidam o conhecimento de maneira mais efetiva do que a simples exposição oral de conteúdos. Outro aspecto positivo, foi à promoção da reflexão crítica acerca de questões que envolvem energia e sustentabilidade, uma vez que muitos dos alunos  constataram   que até  então  não  tinha  analisado a  importância  dessa  temática  no seu cotidiano,  o   que promoveu  a sensibilização dos  mesmo  o  que  poderá  beneficiar a sociedade num futuro próximo. Logo, a realização deste   projeto representou um avanço no sentido de superarmos os problemas de formação dos nossos alunos do ensino médio,  pois os resultados obtidos colaboraram efetivamente para melhor  sensibilização  e utilização  dos  conhecimentos  obtidos  em  sua vida  cotidiana, favorecendo competências para a compreensão de problemas, resolução de problemas; a construção/apreensão dos conceitos e, consequentemente,  relaciona-los  a sua vida  e as   disciplinas,  além  de   contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos abordados neste projeto interdisciplinar envolvendo diferentes áreas do conhecimento sobre a necessidade de se fazer o uso eficiente de energia e dos recursos ambientais disponíveis em nosso meio.
REFERÊNCIAS
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
Equipe Multidisciplinar e Interdisciplinar. Qual a diferença? Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/50347/equipe-multidisc.... Acesso em 03/11/2015.
Energia elétrica – Física. Disponível em: http://liceufisica3d.blogspot.com.br/
Acesso em 13/11/2015
Copel –  Pura  Energia.  Disponível  em:   https://www.copel.com/hpcopel/simulador/
Acesso em 17/11/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais

ANEXOS