Questão geradora:
Você sabe qual é a relação entre a energia que você utiliza em casa e o quanto você paga?
Metodologia:
levantamento prévio dos hábitos de consumo de energia elétrica (tempo de duração do banho, tensão utilizada, aparelhos elétricos utilizados): tabulaçção de dados, construção de gráficos.
Trabalhos de acordo com as especificidades de cada área do conhecimento, para construção dos conhecimentos necessários para a compreensão do tema (construção de maquetes,
Dia de ação com a comunidade: publicação de vídeos, folderes eletrônicos e ações divulgadas por meio da internet (redes sociais, plataformas multimídia), em blitz no município (distribuição de panfletos).
Conteúdos:
Geografia: bacias hidrográficas, formas de relevo propícias a construção de usinas hidrelétricas, movimentos de massas de ar propícios para construção de usinas eólicas, insolação tererstre e a geração de energia solar, região brasileira com maior concentração de usinas termelétricas e suas reservas minerais.
Matemática: cálculo de consumo de energia elétrica, constução de gráficos e tabelas.
Química: formas de energia e energia química. Usinas de energia nuclear: reações de fissão e fusão nuclear, isótopos radioativos, séries radioativas.
Física: Trabalho com energia, , corrente, voltagem, resistência e potência elétrica, identificando a relação entre a potência do dispositivo elétrico com o consumo de eletricidade, formas de economizar energia, relação entre circuitos elétricos (instalações elétricas normatizadas) relacionando perdas de eletricidade (correntes de fugas) por instalãçoes mal feitas.
Sociologia: o uso da energia elétrica como medidor de distribuição de renda, refletindo a desigualdade social, falta de rede em área rurais, possíveis riscos no uso de “gatos” .
Arte: A utilização da energia do corpo para a produção de dança e teatro.
Português/Inglês: Sustentabilidade: um tema de matemáticos. (Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
Biologia: Os impactos ambientais na fauna e flora dos alagamentos das áreas para a construção de usinas hidroelétricas e a liberação de gases nocivos a atmosfera e da vida na Terra pelas usinas termelétricas .
Para a ecolha das questões de investigação foi necessária uma reflexão coletiva sobre a relevância do tema e a possibilidade de trabalho em cada área do conehcimento. O presente projeto é importante para conscientizar os alunos sobre a necessidade de controle do consumo de energia elétrica para diminuição dos gastos e preservação ambiental.
EQUIPE REALIZADORA DO ARTIGO
Participantes:
Adriane do Rocio Pires Macedo
Alex Oleandro Gonçalves
Alex Souza Vitório
Algacir Gaspar
Danielle Maciel da Silva
Débora dos Santos
Deusimari Valle Paulin Martins
Gleici Simioni Cordeiro Kiche
Alexandre José Alves
Gilson Gonçalves da Silva
Kelly Cristina Luiz
Luciana Ceccon Mocellin
Lusicler Rodrigues Vieira Werneck
Marcia Aparecida Fracaro Kiche
Maria Aparecida Lopes de Oliveira
Maria Izabel Itarare
Marlene Kaled
Mayra Inês do Carmo
Maysa Nara Eisenbach
Rosimeire Lopes de Oliveira Thomazini
Simone Rodrigues de Freitas
Sonia Maria Ceccon Mocellin
Luane Viana Schwartz
Flavia Elisa Zornoffe