Enem 2013: sites e aplicativos disponibilizam games e videoaulas como ferramentas de estudo

Cresce o número de sites, cursos on-line e aplicativos voltados para o ENEM. Com mais de 1 milhão de alunos e 3,5 milhões de visualizações no YouTube, o cursinho pré-vestibular on-line “Descomplica” combina conteúdo pago e gratuito. As aulas regulares são formadas por sequências de até oito vídeos curtos, com 5 minutos de duração cada, em média. Há 3 mil vídeos disponíveis no acervo, e 370 são grátis. No plano anual, a mensalidade do curso sai por R$ 9,68, com direito a duas redações corrigidas por mês.

No Facebook, o aplicativo “Ligado no Enem” é um cursinho on-line com 330 mil usuários. A equipe investe na produção de games e lançará, ainda em março, uma nova versão, na qual estudantes poderão ganhar pontos nos simulados do Enem. A recompensa será o acesso a serviços pagos, como aulas on-line e exercícios de várias disciplinas.Há também aplicativos para celular com questões de edições anteriores do exame. O “Pense + (Enem)” tem 350 perguntas para resolver offline e pode ser baixado gratuitamente no Google.O “Mande bem no ENEM” é um curso gratuito que possui 42 videoaulas e 400 exercícios. Já o “Descomplica” (Descomplica.com.br) é um site com centenas de videoaulas de diversas disciplinas.

O aplicativo “Descubra o Enem” foi criado pelo Colégio Pentágono, do Rio de Janeiro. Gratuito na Apple Store, ajuda a identificar quais tópicos precisam ser reforçados. Com 180 questões, faz diagnóstico do desempenho. Já o “Simulado Enem”, disponibilizado pelo Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, Ceará, tem 180 questões e oferece contagem de tempo e estatística de erros e acertos. Para iPhone, iPod e iPad. Pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.Gratuito, o game “Enem Wars” permite que o usuário assuma o comando de uma espaçonave e, com ela, detone asteroides e responda a questões de interpretação de texto em apenas 30 segundos. O site não revela a resposta certa quando o jogador erra. Também gratuito, o jogo “Saiba + Enem” é um aplicativo do Facebook com mais de 3 mil questões. O jogador recebe uma chave e pode responder a cinco questões por dia.

E você, o que pensa sobre essas ferramentas online de estudos? Vamos dialogar?!