Em pauta o processo avaliativo do Colégio Estadual José de Anchieta¹

A partir dos estudos e discussões o grupo de professores do Colégio Estadual José de Anchieta – EFM, que participa da formação do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, entende que a avaliação da aprendizagem escolar é um processo que deve acontecer no dia a dia da sala de aula, que o professor deve levar em consideração como seu aluno chegou, sua caminhada, sua participação, sua evolução. Neste entendimento, o ato de avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Assim, avaliação é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento, o que leva o professor a verificar o conhecimento efetivamente adquirido com base no conteúdo ensinado em sala de aula. Os professores avaliaram também o interesse dos alunos, a sua participação, e as relações que estabelece com sua realidade social, além do que, na maioria das vezes são oferecidos diversos instrumentos de avaliação para melhor verificar se os alunos alcançaram os objetivos pretendidos previamente.

Ao conversar com professores que estão atuando no Ensino Médio do Colégio Estadual José de Anchieta, sobre os métodos/instrumentos avaliativos e os critérios utilizados para aprovação ou reprovação de alunos, o grupo pôde perceber que a avaliação teórica é a principal ferramenta para obtenção de nota. Essa avaliação é construída de acordo com o conteúdo trabalhado, assim como trabalhos em grupos e individuais, seminários, atividades ilustrativas, listas de exercícios, recursos áudio visuais, produção de projetos e apresentações. Também há o uso de instrumentos diversos e específicos para cada disciplina, sempre que necessário e pertinente para a aferição da aprendizagem. Neste sentido, há um esforço para ajudar o aluno a alcançar o conhecimento e, consequentemente a nota para alcançar seu objetivo, a aprovação. Na hora de decidir se o aluno está apto para cursar a próxima série, os professores afirmaram levar em conta primeiramente o conhecimento, que a priori resulta em uma nota, depois a participação e o interesse em sala de aula, bem como a disciplina e a capacidade crítica.

Os professores cursistas do Pacto também discutiram sobre a avaliação institucional e, após análise dos dados apresentados referente ao ano de 2013, constataram que o colégio apresenta dados inferiores aos índices do núcleo regional de educação e do município, no entanto, equivalentes aos núcleos estaduais. A análise compreende conteúdos básicos, em que o desempenho dos alunos mostrou dificuldade interpretativa, carência de vocabulário, ao que o grupo atribui a falta de leitura e a pouca importância atribuída ao momento das avaliações, que representam a atual situação da educação. O grupo concluiu que os conhecimentos básicos em leitura escrita e solução de problemas precisam ser melhor trabalhados, no entanto, reforça a necessidade de que cada disciplina priorize os conhecimentos essenciais de cada área, ressaltando que só assim se alcançará uma formação humana integral.
 
Ao discutir sobre a forma como a instituição aborda os resultados das avaliações externas, o grupo comentou que há uma grande preocupação com os resultados obtidos pela escola, mas as discussões sobre esses índices não acontecem periodicamente, como deveria. Levantou-se vários questionamentos sobre o processo ensino/aprendizagem, se há uma preparação desses alunos para o que é abordado nas avaliações e/ou sobre a forma como os conteúdos são abordados. A não existência de atividades voltadas a essa preparação ou para a conscientização da importância de participação com seriedade das mesmas, acaba por justificar os resultados que a escola vem alcançando. Os professores cursistas identificam também como um erro o que acontece quando o assunto é o ENEM. Reconhecem que não há uma preparação suficiente para o aluno enfrentar a prova e que muitas vezes os métodos utilizados pelos professores não abordam as dificuldades apresentadas no exame. Porém, paralelo a isso, consideram importante priorizar os conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Estaduais, uma vez que estas contemplam os conteúdos básicos de cada disciplina.

O tema avaliação constantemente tem gerado polêmica entre educadores, principalmente porque envolve resultados que nem sempre são positivos. É por esta mesma razão que precisa fazer parte das reflexões cotidianas na escola. Os professores cursistas concluem que uma educação de qualidade ofertada a todos, numa perspectiva de transformação da sociedade, depende fundamentalmente da tomada dos resultados das avaliações, tanto internas quanto externas, como ponto de partida para a sua atuação profissional.