Em busca de Paulina P. Borsari
História do Colégio Paulina Pacífico Borsari, bem como a história da mulher que dá nome à escola.
Proposta Curricular Integrada: Em busca de Paulina P. Borsari.
Eixos: Arte, Sociologia, Geografia, Matemática.
Justificativa: Necessidade de criar sentimento de pertencimento e identidade da escola.
Arte: Pesquisa sobre arquitetura na região da escola no tempo de sua criação e as mudanças ocorridas no decorrer do tempo; se Paulina Borsari teve alguma relação com a arte paranaense.
Sociologia: envolvimento político da comunidade em torno da escola, envolvimento político da pessoa Paulina Borsari.
Geografia: Pesquisa do espaço geográfico na época da construção e as alterações que foram ocorrendo após a implantação da escola.
Matemática: Planilha, censo da demanda de alunos durante a história da escola.
Nos eixos envolvendo a cultura, trabalho, ciência e tecnologia está a questão religiosa próxima à escola, perfil socioeconômico da comunidade no entorno e também pela atendida pelo colégio durante sua história.
Análise da notícia: “ Ligações clandestinas causam risco de incêndios” Diário SP
Analisando a notícia e fazendo relação com os conhecimentos das diferentes áreas, a escola poderia envolver praticamente todas as disciplinas mas principalmente conhecimentos de sociologia discutindo a problemática da necessidade das pessoas viverem nessas condições, de fazer “gatos”, a questão dos drogados e como a própria comunidade se organiza. De Física poderia envolver corrente elétrica, como definição, aplicação e segurança. De Arte, como artistas poderiam trabalhar uma interferência urbana para chamar a atenção da comunidade e autoridades. Língua Portuguesa poderia fazer uma análise das leis para implantação de rede elétrica na cidade, também poderia fazer essa análise com a associação de moradores, caso ela exista.
Professores envolvidos no trabalho: Doriana Schiavo da Silva, Ariádena Garcia Moro, Elisa Sehnem, Valéria Wischral, Alexsandra de Amorim.