Elementos Fundamentais para o Currículo do Ensino Médio

Professora Olga Santana de Souza
Professora  de História
Colégio Estadual  Lindoeste
A escola sempre leva em consideração o conhecimento cotidiano  que os alunos trazem , mas sabemos que não serve de base para o currículo. O currículo do Ensino Médio sempre  será  analisado e ao mesmo tempo  vamos nos deparar com os fragmentos do saber e a hierarquia entre as disciplinas.  O conhecimento na forma de expressão e produção central  no campo do currículo vem sempre do conhecimento e expressão escolar e produtos histórico-culturais.  Derivados das ciências de referência, os conhecimentos escolares também tem domínio na perspectiva da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos de produção da existência humana em seus aspectos  material e imaterial, é onde inserimos a crítica à pedagogia da memorização onde afirmamos a necessidade de uma educação voltada  a realidade para que ajude a compreender a realidade crítica com domínio dos métodos do conhecimento e na perspectiva de contribuir para capacidades  ao longo da vida, interpretar, analisar, criticar, refletir e aprender buscar soluções diante das questões políticas, sociais, culturais e econômicas.