Professora Olga Santana de Souza
Professora de História
Colégio Estadual Lindoeste
A escola sempre leva em consideração o conhecimento cotidiano que os alunos trazem , mas sabemos que não serve de base para o currículo. O currículo do Ensino Médio sempre será analisado e ao mesmo tempo vamos nos deparar com os fragmentos do saber e a hierarquia entre as disciplinas. O conhecimento na forma de expressão e produção central no campo do currículo vem sempre do conhecimento e expressão escolar e produtos histórico-culturais. Derivados das ciências de referência, os conhecimentos escolares também tem domínio na perspectiva da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos de produção da existência humana em seus aspectos material e imaterial, é onde inserimos a crítica à pedagogia da memorização onde afirmamos a necessidade de uma educação voltada a realidade para que ajude a compreender a realidade crítica com domínio dos métodos do conhecimento e na perspectiva de contribuir para capacidades ao longo da vida, interpretar, analisar, criticar, refletir e aprender buscar soluções diante das questões políticas, sociais, culturais e econômicas.