Professora Maria Imaculada Coco da Silva
14-09-2014
Professora de Língua Portuguesa
Colégio Estadual Lindoeste
Os conceitos estruturais do Ensino Médio na perspectiva da formação humana integral, caracteriza integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura que é uma reflexão que podem informar e construir uma identidade para organizar o currículo do Ensino Médio. Trabalho, em seu sentido ontológico da relação entre homem e natureza. Não se trata de informação profissional, mas sim uma realidade material. Desse ponto de vista o trabalho é referência para produção de conhecimentos e de cultura pelos grupos sociais e como organizar o currículo pedagógico da Educação Básica. A ciência, portanto, é parte do conhecimento sistematizado e expresso de forma de conceito que representa relações determinadas da realidade em que constitui os campos da ciência nas disciplinas científicas. A tecnologia como extensão das capacidades humanas, resulta da transformação da ciência produtiva, não é aplicação de técnica do conhecimento científico, pois a transformação da tecnologia envolve decisões que dependem dos interesses da sociedade. É importante ressaltar que a tecnologia é de grande complexidade, conforme os sintetizados por Bozzo. A integração entre as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura e o princípio educativo tem por fim propiciar a compreensão dos fundamentos científicos , tecnológicos , sociais e produtivos com definição de toda proposição curricular, constituindo fundamentos da seleção das disciplinas, métodos, estratégias , tempos, espaços e arranjos curriculares.