Elementos Fundamentais para o Currículo do Ensino Médio

Professora Maria Imaculada Coco da Silva
14-09-2014
Professora de Língua Portuguesa
Colégio  Estadual  Lindoeste

Os conceitos estruturais do Ensino Médio na perspectiva da formação humana integral, caracteriza integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura que é uma reflexão  que podem informar e construir uma identidade para organizar o currículo do Ensino Médio. Trabalho, em seu sentido ontológico da relação entre homem e natureza. Não se trata de informação profissional, mas sim uma realidade material.  Desse ponto de vista o trabalho é referência  para produção de conhecimentos e de cultura pelos grupos sociais e como organizar o currículo pedagógico da Educação Básica.  A ciência,  portanto, é parte do conhecimento sistematizado e expresso de forma de conceito que representa relações determinadas da realidade em que constitui os campos da ciência nas disciplinas científicas.  A tecnologia como extensão das capacidades humanas, resulta da transformação da ciência produtiva, não é  aplicação de técnica do conhecimento científico, pois a transformação da tecnologia envolve decisões  que dependem dos interesses da sociedade.  É importante ressaltar que a tecnologia é de grande complexidade, conforme os sintetizados por  Bozzo.  A integração entre as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura e o princípio educativo tem por fim propiciar a compreensão dos fundamentos científicos , tecnológicos , sociais e produtivos com definição de toda proposição curricular, constituindo fundamentos da seleção das disciplinas, métodos, estratégias , tempos, espaços e arranjos curriculares.