Elementos Fundamentais do Currículo para o Ensino Médio

Temática 3

18/09/2014                

Elementos Fundamentais do Currículo para o Ensino Médio

            De acordo com os estudos feitos no caderno III (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino médio) o mesmo mostra que o Ensino médio é um segmento que possui maior complexidade para sua estruturação no atendimento das necessidades da sociedade moderna.           Enfrenta desafios para atender às particularidades das faixas etárias envolvidas e suas expectativas, desempenhando um papel intermediário entre o Ensino fundamental e a continuidade dos estudos na Educação Superior e o mundo do trabalho.

           No meu ponto de vista cada professor deve construir seu próprio currículo de acordo com as necessidades de cada colégio, escola ligando-os com o relacionamento cultural da sociedade, pois cada cidade ou cada estado possui sua própria cultura.

           O Currículo a nível “estado, nação” tem a mesma finalidade, esta totalmente cercado de política. A finalidade desse sistema governamental é mão de obra barata e índice de desenvolvimento da educação alto, onde na verdade é baixo, nossa sociedade só tem a perder com isso, esta evidente que em outros países os índices de desenvolvimento da educação esta muito mais elevados que o do Brasil, tudo isso porque o sistema utilizado por eles é o estudo em primeiro lugar e mão de obra qualificada em segundo e com isso todos saem ganhando.

           Nós professores que temos conhecimento do currículo a nível “nação” e sabemos qual é realmente sua finalidade, devemos a cada momento estar relembrando nossos alunos se é somente o que esta inserido no mesmo é aquilo que cada um quer para si.

          Muitos jovem passam grande parte do ensino fundamental e médio empurrando tudo com a barriga e quando se deparam com o currículo de cada instituição de ensino superior acabam reprovando muitas vezes nas matérias ou até mesmo desistindo, pois ao longo do tempo estavam acomodados por um sistema universalizado.