ELEMENTOS DO PPP SOBRE AVALIAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL Prof ª  ''MARIA DE LOURDES R. MOROZOWSKI“

Orientadora: Raquel Tavares Barbosa Moreira
Professores: Antonio Carlos de Oliveira Junior
                     Claúdia Daniele Santos Batista
                     Francisco Cordeiro
                     Maria Angelica Casagrande
                     Nádia Cristina Sermanovicz
                     Nilson Mariano
                     Rita de Cassia Oliveira do Carmo Alves
                     Viviam Catharina Gomes Rebello

REFLEXÃO EM AÇÃO II CADERNO VI.

                                                                  ELEMENTOS DO PPP SOBRE AVALIAÇÃO

       Observamos que no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowiski adota-se a pedagogia histórico-crítica como orientadora do ensino onde busca a dimensão social e polítca dos conteúdos selecionados, sendo que a base filosófica dessa pedagogia é o Materialismo Histórico Dialético.
       Dentro desta perspectiva temos o conhecimento como a primeira condição do sujeito para exercer a cidadania, não o preparando apenas para o futuro, mas dando condição para que o conhecimento possa ser aplicado, trocado, transformado e ampliado nas relações cotidianas dentro e fora da escola.
      Desta forma, a avaliação deve  ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Quantitativamente o avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0,0 a 10,0. Estará registrada em forma de notas bimestrais, com média mínima de 6,0 para aprovação. Nas séries finais será aplicado simulado com questões objetivas, cujo o peso final sera de 2,0 pontos em cada disciplina.
      Em pesquisa feita ao PPP e aos PTDs  encontramos como instrumentos e processos avaliativos  utilizados as provas escritas, pesquisas, debates, relatórios, dramatizações, interpretações de texto, etc. Já quanto aos crritérios para atribuição de notas ou conceitos de aprovação varia dentro de cada disciplina, mas basicamente o professor analisa se o aluno conseguiu assimilar o conteúdo proposto e se o mesmo tem condições de utilizar esse conteúdo em situações cotidianas da vida.
      A instância participante para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo é o Conselho de Classe composto pela direção da escola, professores, equipe pedagógica e secretaria. Neste Estabelecimento, o Conselho de Classe segue as orientações teóricas e as diretrizes legais. Como instância máxima e soberana para decidir sobre o resultado do processo pedagógico, se utilizará da ética, da coerência e do critério qualitativo para nortear o processo decisório.
      Desta forma, para que a aprendizagem realmente aconteça, há que se proceder sistematicamente as etapas de "para quem", "o que", " porquê", "como" e "para que" vamos ensinar.
      Chamamos este processo de planejamento, avaliação diagnóstica, organização didática-metadológica, ensino e reavaliação. 
      O Projeto Político Pedagógico pela sua própria característica, projeta metas e norteia a prática educativa da escola. Sendo assim, temos a clareza de que embora explicitados os  conceitos e critérios de avaliação, ainda há muito o que se avançar na prática efetiva. Há necessidade de discussões mais constantes com todo o grupo de professores para que seja possível uma melhor compreensão da avaliação adequada ao Ensino Médio pretendido.