Elaboração Coletiva da Proposta Curricular Integrada

NRE – Toledo  - Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva
Grupo Neiva Aparecida dos Santos – Orientadora

Cursistas : Adilson Antonio dos Santos, Wilson Eger, Hélio Luchini, Rosangela Viera dos Santos Custódio, Tamara Luz Souza Giovanoni, Elizete Rosa Astori, Valmor Jorge Cardoso,

Elaboração coletiva da proposta curricular integrada

Problematizamos o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.
   
A produção agroindustrial e a relação ambiental .

O desenvolvimento do setor de produção agroindustrial baseada na transformação animal e vegetal movimenta os diferentes espaços econômicos e sociais de Toledo e principalmente no entorno de nossa escola mas, nem tudo é positivo.
Elaboramos uma seleção integrada dos conteúdos de ensino, explicitando teorias e conceitos que  constituem os conhecimentos necessários para resolver a problematização e, assim, estruturar os conteúdos de ensino selecionados por área do conhecimento

Explicitando teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado.

Na sociedade de hoje, entretanto, predominam riscos de outra ordem – são aqueles produzidos ou intensificados pela própria humanidade. Isso significa que esses riscos estão ligados à forma como nosso conhecimento aplicado em técnicas e tecnologias se relaciona com a natureza. Em outras palavras, uma grande ameaça contra a vida humana no planeta Terra resulta da maneira como empreendemos o desenvolvimento econômico, social, político, cultural, e o modo como nos organizamos para garantir nossa sobrevivência. Em nossa trajetória de ocupação da Terra, transformamos e temos transformado a natureza. Mesmo antes da industrialização e da sociedade capitalista, as ações humanas provocaram mudanças ambientais, porém em ritmo mais lento.

A partir do século XX, com a produção e o consumo em massa característica do sistema for- dista – que implicou padronização e produção em larga escala a preços competitivos –, as mudanças no ambiente se aceleraram e se intensificaram, por causa da exploração intensiva de recursos naturais. Como consequência, em frequência e velocidade nunca vistas, espécies da flora e da fauna foram extintas ou postas em risco, reservas de recursos minerais começaram a se esgotar e o solo e o subsolo foram degradados.