Educação integral deve sair da escola

Entre as propostas para melhoria da educação básica, a educação integral é uma das mais frequentemente citadas. O Plano Nacional de Educação, por exemplo, prevê como meta que até 2020, 50% das escolas ofereçam educação integral.

A ideia tem também amplo apoio na sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha para a Fundação Itaú Social (veja em PDF) em abril de 2013, 90% da população acredita que a educação integral é necessária para o futuro das novas gerações. A escola foi apontada por também 90% dos pesquisados como ambiente onde crianças e adolescentes podem aprender. Em seguida vem a casa (57%) e a igreja (27%). Outros espaços têm poucas menções.

“O debate sobre educação integral no Brasil enveredou por um consenso extraordinário. Não há quase nenhum questionamento sobre a efetiva ‘positividade’ da educação integral, pois um questionamento deste tipo seria recebido como uma posição ‘contra a educação’”, critica a professora Ana Paula Corti, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e doutoranda na Faculdade de Educação da USP.

Veja o texto completo em http://www.tonorumo.org.br/2013/11/educacao-integral-deve-sair-da-escola/