EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Adriana Barbosa Costa*
Daiana de Castro Lima**
Francisca Francinete Cavalcante Cruz***
Francisco Kenedy  de Sousa Silva****
Kacilda Texeira da Silva Andrade*****
Vandressa Damasceno Abreu******

 

  *Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português (UESPI – 2011.1) e Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior (IFASPI  - 2013.1);
  **Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Pós-graduada em Atividade Física e Docência para o Ensino Superior;
  ***Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior;
  ****Graduado em Licenciatura Plena em Letras/Inglês;
  *****Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Pós-graduada em Educação Física Escolar e Gestão em Saúde;
  ******Graduada em Ciências Biológicas- UFPI.  2.2011 e Pós-graduada em Gestão Ambiental-UESPI. 2.2013.

 

RESUMO

No contexto que se refere à Educação Ambiental relacionando às práticas sociais, surge-se a ideia desse trabalho de conscientização dos alunos do Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade-CEPRA e da sociedade em geral do município de Campo Maior-Piauí sobre a preservação do meio em que vivemos, não só a nível local, mas também a nível nacional, pois esse assunto é de suma importância para vivermos bem, em tem como objetivo fundamental contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade socioambiental, comprometido com a vida, sendo necessário também que a escola trabalhe com formações de valores, atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse estudo baseou-se ainda na fundamentação teórica de diversos autores que enfatizam o conteúdo na íntegra, na realização de diversas atividades para a preservação do meio, assim como os resultados esperados na finalização do estudo estimulando oportunidades para compreender a gestação de novos atores sociais que se mobilizam para a apropriação da natureza, como um processo educativo articulado e compromissado com a sustentabilidade e a participação, apoiado numa lógica que privilegia o diálogo e a interdependência de diferentes áreas de saber.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Preservação. Conscientização.

ABSTRACT

In the context referred to the Environmental Education relating to social practices, comes up the idea of this educational work of students of the State School Teacher Raimundinho Andrade-CEPRA and society in general in the city of Staff Piauí field over the preservation of the environment we live in, not only locally, but also nationally, because this issue is very important to live well, in whose fundamental objective is to contribute to the formation of citizens aware, able to decide and act on environmental company, committed to life, being also necessary for the school to work with formations of values, attitudes, with the teaching and learning skills and procedures. This study was based still on the theoretical foundation of several authors that emphasize content in full, in carrying out various activities to preserve the environment, and the expected results in the termination of the study stimulating opportunities to understand the gestation of new social actors mobilize for appropriation of nature, as an articulate and committed educational process to sustainability and participation, supported by a logic that favors dialogue and interdependence of different areas of knowledge.

Keywords: Environmental Education. Preservation. Awareness.

INTRODUÇÃO

Os questionamentos acerca da crise ambiental ora vivenciada e as diferentes concepções acerca do que vem a ser Ambiente têm apresentado repercussão direta no campo educacional, materializando-se num conjunto altamente diversificado de reflexões e práticas que, apesar de abrangerem a questão ambiental de maneira bastante diferenciada em que são agrupadas em torno do que se costuma denominar de Educação Ambiental (EA). Com isso observa-se que a extrema urgência de atitudes e trabalhos eficazes referentes aos problemas ambientais parece ainda uma utopia, pois o real ponto para a modificação dessa situação parte de cada indivíduo que desconhece ou é indiferente as suas responsabilidades referentes às consequências de suas ações ou falta delas em relação ao meio que habita.
Segundo Oliveira (2012) a educação formal tem o papel de preparar o aluno a respeitar o próximo, a natureza, enfim, a vida, pois através da educação o mesmo aprende a ser ético, humano, aprende a viver em grupo e a lutar pelo seu bem e dos demais.
A educação hoje pode ser o principal passo para conduzir o rumo que o futuro habitante da terra terá. Cabe à escola, como ambiente de ensino-aprendizagem, promover a reflexão e conscientização do alunado a partir da contextualização do ensino das ciências naturais, direcionadas ao cuidado e preservação do meio, como modo de conservação da qualidade da vida humana e dos demais seres.
Em suma, a questão ambiental se torna cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio ambiente e com o crescimento populacional, a quantidade de lixo e poluição também cresce sem controle, por essa razão se torna cada vez mais importante à realização de trabalhos educacionais em favor do meio ambiente, como projetos de educação ambiental que são úteis no sentido de esclarecer ao estudante sobre os benefícios da conscientização e a preservação do meio em que habitam, podendo ser trabalhado nas escolas da educação básica transversalizando aos demais conteúdos curriculares.
O presente trabalho tem como objetivo principal contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, sendo necessário também que a escola trabalhe com formações de valores, atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos.
Para tanto, se faz necessário à realização de estudos e pesquisas sobre os problemas ambientais, sensibilizando os estudantes do Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade-CEPRA, no município de Campo Maior-Piauí, sobre a importância e os benefícios do cuidado como meio, a partir de atitudes emergenciais, para diminuição e reciclagem de detritos e ainda propondo estudos sobre a importância da inclusão de questões ambientais e sociais no currículo escolar com a transversalidade.

REFERENCIAL TEÓRICO

O estudo da educação com o meio ambiente surgiu nos anos de 1970, em resposta a uma elevada degradação ambiental que o planeta enfrentava desde a década anterior, em que a crise ambiental global, ao longo do tempo, efetivou-se como uma preocupação da educação. De acordo com Dias (2000), a Educação Ambiental almeja que o indivíduo desenvolva conhecimento, compreensão, habilidades e motivação, para que, assim, adquira novos valores, mentalidades e atitudes, os quais são essenciais para lidar com as questões ambientais.
No plano internacional, esse tipo de educação começa a ser objeto de discussão das políticas públicas. Em 1972, em Estocolmo na Suécia, aconteceu à primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, que adotou, mediante a Declaração de Estocolmo, um conjunto de princípios para o manejo ecologicamente racional do meio ambiente, reuniram vários países, inclusive o Brasil, para discutirem o tema Meio Ambiente Humano, pois passaram a se preocupar com o crescimento desordenado das cidades, bem como, a poluição dos bens globais: água, ar e oceanos e o bem estar dos povos de todo o mundo.

Conforme proposto por Carvalho (2006) a Educação Ambiental é concebida inicialmente como preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, capaz de chamar atenção para a finitude e má distribuição do acesso aos recursos naturais e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.
Atualmente o ser humano afasta-se da natureza, e age de forma irresponsável sobre o ambiente, causando poluição e destruição, o que provoca grandes desequilíbrios no ambiente afetando a vida de seres vivos. Sendo assim, para Guimarães (2005), é pela gravidade da situação ambiental, em todo o mundo, que se tornou necessária a implantação da Educação Ambiental para as novas gerações em idade de formação de valores e atitudes, como também para a população em geral, pela emergência da situação em que nos encontramos.
Diante do exposto é preciso que em Educação Ambiental o educador trabalhe à integração entre ser humano e o ambiente, conscientizando-se de que o ser humano é natureza e não apenas parte dela. Para a realização de uma educação para a transformação da sociedade em um mundo mais equilibrado social e ambientalmente, é necessário resgatar o planejamento como uma ação pedagógica necessária, sendo que o estudo mencionado é uma dimensão da educação, um processo que busca o desenvolvimento de uma consciência crítica das pessoas e pode ser fundamental no enfrentamento das questões ambientais e sociais, cabendo formar cidadãos conscientes, capazes de tomar resoluções sobre a realidade ambiental, de forma comprometida com a vida do planeta.
Além disso, com o crescimento da população mundial, a cada dia pode aumentar também o número de poluidores, caso estes não sejam devidamente orientados. Há ainda outro fato que contribui para a diminuição de nossa qualidade de vida, que é o grande número de indústrias que afetam o meio  ambiente, mas recentemente é possível observar uma melhora na conscientização dos empresários e também da população, pois há uma preocupação mais acentuada da fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes para a diminuição de poluentes emitidos (YUS, 2002).
O objetivo deste trabalho é levar os estudantes da Educação Básica, mas especificamente do ensino Médio, a refletir e propor estratégia de intervenção sobre os problemas ambientais em nossa sociedade, tais como, o saneamento básico, a poluição dos rios e córregos, o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento; aborda também sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade; contribuindo para que adquirissem uma compreensão sobre o meio ambiente e desenvolvessem uma consciência crítica sobre ele.
O tema central do artigo foi o meio ambiente da cidade, visando o açude grande de Campo Maior, sua história, sua geografia, o meio ambiente, as mudanças ambientais ao longo do tempo sofridas pela localidade, além de aspectos ecológicos e sociais. A Educação Ambiental foi o eixo central da proposta, em que o estudante será incentivado a descobrir sua relação com o local em que vive e estuda e a ampliar seu relacionamento com o meio ambiente, tornando-se apto a atuar junto à comunidade.

METODOLOGIA

Contexto do estudo

Este estudo possui cunho cientifico acadêmico e tem por método a pesquisa exploratória e descritiva. Segundo Andrade (2006) as pesquisas exploratórias são informações obtidas através de fontes bibliográficas com a finalidade de proporcionar maiores informações sobre determinado assunto, definindo objetivos ou formulando hipóteses de uma pesquisa.
A pesquisa exploratória foi realizada em livros da biblioteca da Universidade Aberta do Piauí – PI, no polo de apoio de Castelo do Piauí, foram também realizadas pesquisas em sites específicos, como o da Rede Brasileira de Informação Ambiental– REBIA. Por outro lado, de acordo com Andrade (2006), pesquisa descritiva são fatos descritos, observados, registrados, analisados sem interferência do pesquisador.
A pesquisa será realizada No Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade-CEPRA, da cidade de Campo Maior-Piauí, com estudantes de faixa etária de 15 a 21 anos, no primeiro semestre de 2015.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Atividade 1. Aplicação de questionário

As atividades irão iniciar pela exposição de conhecimentos sobre a temática Educação Ambiental, definindo-se conceitos e obtendo-se a participação dos estudantes para elaboração das atividades posteriores. Na primeira aula será aplicado um questionário para avaliar o nível de consciência ambiental dos estudantes, também serão discutidos problemas ambientais globais e regionais. A seguir apresentaremos questões norteadoras do estudo: (Anexo-Questionário 01)

Atividade 2. Exibição e discussão do filme

A segunda aula será a exibição e discussão do vídeo “TV Clube - "Caçadores de Reportagens": Seca e Poluição no Açude Grande em Campo Maior-PI ”, que trata de um documentário sobre a poluição do açude grande da cidade de Campo Maior-Piauí.

Atividade 3. Palestra sobre a temática Meio Ambiente

O objetivo desta palestra será conscientizar os alunos da importância de selecionar o lixo para reciclagem, bem como suas possíveis transformações em materiais úteis.

Atividade 4. Montagem de oficinas

       Esta atividade consiste em montar três oficinas: a) oficina para elaboração de um jornal impresso; b) oficina para elaboração de cartilha; e c) oficina para elaboração de folder de divulgação e lixeiras educativas. As oficinas serão realizadas com média de 15 participantes (cada), sendo estes subdivididos em pequenos grupos, onde cada integrante será responsável por um subgrupo, em que um subgrupo será responsável pela coleta de materiais que serão usados, outro pela confecção do jornal (ou cartilha ou folder) e outro pela impressão e assim por diante.

Atividade 5. Divulgação dos resultados na comunidade

        Após participação nas oficinas, o jornal, cartilha e folder serão divulgados e distribuídos na escola e comunidade em que a mesma está inserida.

 

CRONOGRAMA
O projeto está previsto ser trabalho no primeiro semestre letivo de 2015 e a realização de sua culminância no segundo semestre letivo.

RESULTADOS ESPERADOS

A elaboração do trabalho dessa natureza se valida não só pelo seu aspecto de conscientização, mas principalmente, pelo compromisso social que ele abarca, pois ao detectar onde está o erro e buscar viver em perfeita harmonia, de forma prazerosa, compreendido pela natureza, fazendo com que tenhamos uma sociedade sadia e esclarecida, principalmente, que são agentes formadores e transformadores dela, eles começam a ver que por mais adversa que seja a sua realidade é de responsabilidade de cada um revertê-la.
Procuraremos analisar a noção dos estudantes sobre os danos causados pelo homem ao meio ambiente. Como exemplos a poluição; o desmatamento; falta de saneamento; queimadas; falta de consciência e falta de preservação do meio ambiente. Indagar sobre o que leem sobre preservação; saber a partir dos alunos sobre o fato do professor trabalhar a temática em sala de aula, pois percebemos que nos documentos oficiais, como Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs, propõe que os professores nos seus planos de aulas acresçam com questões ambientais, se os estudantes participam  de atividades relacionadas à conservação ambiental, poluição e outras atividades relacionadas ao meio ambiente.
Com o objetivo de discutirmos com os estudantes a questão dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, e que tudo e todos estão interligados e somos responsáveis pelos nossos atos, trataremos com eles sobre as mudanças climáticas, o aumento da população e a questão do lixo urbano na palestra sobre Lixo e a importância da coleta seletiva.
Nas oficinas serão construídos e trabalhados: Elaboração de um jornal impresso, elaboração de cartilha e elaboração de folder informativo, que a partir de aula debates, palestras e apresentação do filme que será proposto aos estudantes três oficinas salientando a função e a importância de cada uma.
A produção dos estudantes tem por finalidade revelar os envolvimentos e interesses nos temas abordados durante o desenvolvimento do trabalho e no decorrer de todo o processo educativo, os mesmos terão oportunidade de questionar dados e ideias sobre o tema, propor soluções e apresentá-las.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do que foi exposto será necessário que essas ações educativas na escola estejam sempre voltadas para a preservação e conscientização do meio ambiente, e que elas nunca deixem de existir no espaço escolar, levando o aluno a buscar os valores de boa convivência no meio ambiente na forma de gerar novos conceitos e valores sobre a natureza alertando sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente.
Faz-se necessário ainda que a escola desenvolva sempre ações educativas com condições adequadas para que os educando desenvolva atividades sobre Educação ambiental, possibilitando a criatividade dos alunos por meio dos conteúdos que possibilite a sensibilização e motivação para um envolvimento ativo dos mesmos.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia de Trabalho Cientifico. 7a ed. São Paulo Atlas, 2006.

BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2000.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2a edição,  São Paulo Cortez, 2006.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3ª ed. São Paulo; Gaia, 1992.

________. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3ª ed. São Paulo; Gaia, 2004.

_______. Educação Ambiental: Princípios e Práticas - 6ªed. Ampliada pelo autor – São Paulo: Gaia, 2000.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, B. S.; VILELA, M. C. S.; CASTRO, T. A. A. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale, Ano V,  07, 2012.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1991. 63p.

__________. Meio Ambiente e representação social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998.

 

 

 

 

ANEXO

 

 

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Formação de Professores
do Ensino Médio
QUESTIONÁRIO  01
Bom Dia! Boa Tarde! Estamos realizando um trabalho para o SIMEC e fazendo uma pesquisa sobre educação ambiental no ensino de ciências naturais no ensino médio. Gostaria de contar com a sua colaboração, respondendo estas perguntas. A participação é voluntária.

1) Na área de Ciências Naturais, o tema: meio ambiente para você tem qual importância?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Quais os principais problemas ambientais da atualidade que você conhece? Cite alguns.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você tem o hábito de lê algo sobre preservação do meio ambiente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Seu professor costuma trabalhar em sala de aula a questão ambiental?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Você participa de atividades relacionadas ao meio ambiente na sua escola?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Com os atuais níveis de poluição do açude, lagos e córregos de sua cidade, você acredita que estes têm condições de se sustentar? Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________