educação alimentar, texto dramático

A frutinha do Manuel
(Em off voz descreve seus órgãos e as reações que o corpo tem ao se alimentar e as possibilidades de enfermidades por maus hábitos alimentares.)
Paciente em off: Para nos mantermos vivos nós precisamos nos alimentarmos, nutrir nosso corpo, então após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar as células, porém ele só consegue receber os nutrientes simples e realiza a digestão.
Nosso corpo produz vários tipos de enzimas, que são capazes de digerir moléculas específicas, as AMILASES que atuam sobre os amidos, as LÍPASES sobre os lipídios e as PROTEASES nas proteínas e assim por diante, e existem substâncias que o nosso corpo não consegue digerir, como a celulose, que é eliminada nas fezes. Então a máquina mas perfeita que é o corpo humano, tem seu tubo digestório composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago intestino delgado e intestino grosso, reto e ânus.
Cena2 (uma frutaria, estão seu Manuel e dona Joana, ela é a comerciante)
Joana: bom dia seu Manuel
Manuel: Bom dia dona Joana, que frutas bonitas. Posso provar um pouco dessa uva?
Joana: claro seu Manuel
Manuel: (leva fruta a boca, antes de ele morder Joana grita)
Joana: por favor seu Manuel, lave antes, pode lhe fazer mal
Manuel: com todo respeito dona Joana o que não mata engorda, veja como estou saudável (bate na barriga que é bem grande)
Joana: então o senhor não sabe o que aconteceu com o Afrânio?
Manuel: não sei não, oras me conte pois...
(biombo cobre a frente da cena, surge um hospital, numa maca esta Afrânio a voz em off)
Afrânio: é isso o alimento serve para nos manter vivo,(tosse) vivo!, então você acha que é rapaz de fazer qualquer coisa, viver só se divertindo, rindo e comendo doces, gorduras, até que (pausa) de repente o alimento que te faz ser vivo, faz você se sentir tão pequeno e incapaz, o meu erro... foi ser insano, comer, comer, beber, e me esquecer dos bons hábitos alimentares e de  higiene, comi um pastel não lavei a mão, parece uma piada, (tosse)e agora me vejo aqui, preso a minha própria desatenção (tosse)
(volta a cena para a quitanda)
Manuel: oras pois, nunca me passou isso pela cabeça, como pode a mão levar bichos para o estomago, que piada sem graça
Joana: é seu Manuel é melhor se cuidar, para não acabar na cama de um hospital
Manuel: verdade dona joana, me veja então um quilo de banana, mas bem lavada.
Joana: (rindo) pode deixar seu Manuel.
FIM                                  Professora Ruthnéia Rodrigues