O Tema Educação Alimentar Nutricional é trabalhado como um conceito possível de articular entre as demais especificidades disciplinares o tema , e poderá ser implementado da seguinte forma: em Língua Portuguesa e Inglesa , através de vários gêneros textuais, que trazem informações nutricionais, culturais de segurança alimentar e métodos de produção.
Em Arte, as diversas culturas como: africana, indígenas e a dos imigrantes com suas culinárias ,os fast foods na pop arte e indústria cultural. Na biologia trabalha se a alimentação na parte da bioquímica (lipídios, proteínas ,carboidrato e vitaminas) oriundas dos alimentos na articulação da célula, bem como seus efeitos positivos e negativos/lipídio colesterol. Em geografia trabalha se produção agrícola e a fome mundial, desperdiço na produção agrícola ,as diferentes formas de produção regional e o clima, os costumes e tradições regional. Na Educação Física, visa se saúde do corpo e da mente e qualidade de vida .Em Filosofia a temática poderá ser abordada com os conteúdos estruturantes que compõe o ensino no 3º ano. Sobre a perspectiva da filosofia da ciência, é possível trabalhar a temática da bioética , onde são abordados os limites da aplicação da ciência para a produção excessiva e os impactos nos seres humanos. Na área de Química, trabalha o tema relacionando vários conteúdos, podendo dentre os quais , cita- se ligações químicas, interação molecular, reação química, termoquímica, simetria química, propriedades coligativas, soluções, assim como compostos orgânicos relacionando os com a classificação alimentar bem como suas formas e estruturas. Em Física, pode se trabalhar a partir do princípio da conservação da energia, tendo o sol como fonte primária de toda cadeia alimentar. Além, como o desenvolvimento das máquinas termas, elétricas , tem contribuído nos métodos de produção, industrialização e conservação dos alimentos. Em Matemática trabalha se o valor nutricional dos alimentos, sua porcentagem, a diferença calórica ingerida diariamente para sua necessidade em malefício ou benefício, como também as diferenças de PA e PG . Na disciplina de História trabalha se as influencias culturais alimentares de diversos povos, costumes, mitos e verdades. Exploração da mão de obra, processos imigratórios , étnicos e culturais. Em Sociologia, a temática poderá ser abordada mediante a perspectiva da indústria cultural, onde a produção ao consumo nas sociedades de massa refletirá na aquisição do nossos comportamento social.
Atividade Nº 02- Conforme leitura realizada da carta destacamos que dentro da dimensão da ciência, podemos colocar o material carvão, pois o mesmo é formado pela natureza e podemos especificar diferentes formas de apropriação, já na tecnologia, destacamos as transformações ou a evolução dos materiais utilizados desde os grafites brutos até os lápis apropriados para desenhos. Dentro do trabalho, além da evolução dos materiais, enfatizamos o trabalho do pintor, o trabalho específico do artista , sua perspectiva e status em diferentes períodos da história. Na cultura destacamos a apreciação e a expressão particular do artista e a compreensão da realidade.
Partindo da análise da carta , podemos especificar os conteúdos para cada disciplina, visando estabelecer como objeto final, demostrar como conhecimento é constituído de várias outras formas de apropriação, ou seja, a apropriação de saber depende de estabelecer uma ralação entre as diferentes áreas de conhecimento.
Colégio Estadual José Bonifácio- Campo Bonito -Pr