Educação Alimentar e Nutricional: um projeto integrador.

                            EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: um projeto integrador.
     Numa perspectiva integradora, as áreas do conhecimento trabalharão o tema da alimentação e nutrição. Inicialmente, a disciplina de Biologia trabalhará os grupos alimentares, construindo coletivamente a pirâmide de alimentos. Na próxima etapa, será abordado os temas relacionados a alimentação inadequada, tais como: distúrbios alimentares( anorexia, bulimia, obesidade).  
   Pegando “gancho” com a Biologia, a Filosofia trabalhará o tema de estética, analisando a cultura dos corpos ao longo do tempo. Nessa direção, a disciplina de Sociologia abordará as relações entre a mídia e a alimentação, a partir de vídeos, novelas, revistas, analisando as contradições entre a alimentação e a busca do corpo perfeito.      Articulando, Biologia, Filosofia e Sociologia, os alunos deverão em Artes produzir uma paródia sobre alimentação e cultura corporal na atualidade. A música deverá ser gravada junto de um clipe e exibida da Feira de Alimentos Regional, que fechará o projeto.                                                                                                                                                                                    A disciplina de Educação Física realizará avaliação do IMC( Índice de Massa Corporal), objetivando o auto conhecimento do educando em relação ao seu corpo. Em seguida, serão orientados sobre os gastos energéticos, queimas calóricas, demostrando as várias possibilidades de atividades e exercícios físicos, que são fundamentais para uma vida saudável.  Complementando a Educação Física, em Matemática os alunos calcularão o IMC, construindo posteriormente tabelas e gráficos do IMC da escola. Em outro momento, se solicitará que os alunos tragam rótulos de alimentos do dia-dia, com o intuito de comparar os valores calóricos, enfatizando que nem sempre a igualdade do valor calórico corresponde à qualidade  alimentar.                                                                                                                                                                 A disciplina de Física irá trabalhar a quantidade trocas de calor, dentro disso, estudaremos calor sensível e latente. Para visualizar na pratica, será feito um experimento no laboratório, demonstrando a variação de temperatura sem que aconteça a mudança de estado físico. Em outra etapa, vamos explicar a mudança de estado físico sem que haja variação de temperatura.                                                                                                                                                                       História e Língua Portuguesa trabalharão o filme “A festa de Babette” Gabriel Axel (1987). Após assistirmos o filme, a disciplina de História abordará as relações da religião e da alimentação. Será solicitado que os alunos pesquisem quais as comidas “proibidas” de cada religião, elaborando cartazes sobre a temática. Em Língua Portuguesa, será realizado um momento poético, com a sala decorada com alimentos para ler e discutir o texto “A festa de Babette” de Rubens Alves. Este texto provoca a sensibilização em relação ao ato de comer.                                                                                                Para fechar o projeto, a disciplina de Geografia elaborará uma Feira de Alimentos Regionais, na qual os alunos pesquisarão os alimentos típicos de cada região do Brasil, e criarão pratos cuja base seja destes alimentos. Nesse momento, Artes apresentará sua atividade. Este evento será aberto à comunidade.

*Proposta de atividade realizada conjuntamente pelos professores participantes do Programa Nacional Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná, do Colégio Estadua Moradias Monteiro Lobato (Curitiba).