Educação Alimentar e Nutricional

Com relação à proposta, na Disciplina de Produção Animal para alunos da 2ª série são trabalhados assuntos relacionados a produção de aves e suínos em escala industrial, a qual, trabalha com pontos voltados a alimentação humana e animal.
No início de cada cultura (aves e suínos) são apresentados dados estatísticos atuais de produção como quantidade de carne consumida no mundo e nacionalmente e, mitos e tabus vinculados ao consumo destas carnes, muitas vezes devido à falta de conhecimento e/ou informações equivocadas (sem fundamentação técnica) que geram desconfianças e queda de consumo destas carnes. Estes mitos e tabus são derrubados através de argumentações técnicas apresentadas em sala de aula, além de apresentação das qualidades organolépticas e nutricionais destas fontes de proteína, assim como estratégias para aumento de consumo. Vale ressaltar que, questões religiosas e sanitárias, ou por força política e econômica também são apresentadas, e neste caso passam a justificar a não produção ou não aceite deste tipo de alimento por alguns países ou parcelas da população mundial.
Como parte do conteúdo programático da mesma disciplina, é ainda discutido o manejo alimentar dos animais através de definições teóricos e práticas sobre os principais alimentos produzidos no Brasil, seus padrões físico, químico, microbiológicos e toxicológicos, classificação dos alimentos e seus nutrientes, controle de qualidade destas matérias-primas, exigências nutricionais, testes laboratoriais para determinações de digestibilidade e outros, métodos de formulações de rações e estudo de anatomia e fisiologia digestória de animais monogástricos (muito semelhantes aos humanos). Apesar de se tratar de assuntos voltados a animais, os conceitos aplicados são basicamente os mesmos comumente utilizados a alimentação humana, neste caso, separando-se muito bem que para os animais as necessidades são para a produção. No decorrer deste conteúdo em sala de aula, procura-se sempre contextualizar melhorias na alimentação e nutrição humana, assim como a prática de atividades físicas envolvendo o metabolismo dos nutrientes.
Em relação à abordagem deste tema em outras disciplinas específica do curso, pode ser trabalhado em Administração o custo benefício dos alimentos, economia e demanda. Em Produção Vegetal também se trabalha na mesma perspectiva de produção e consumo da disciplina de Produção Animal bem como a relação de nutrientes dos vegetais com o tipo e forma de produção, visto também na disciplina de Solos a qual exerce intima relação com o desenvolvimento das plantas e sua qualidade nutricional.
Nas disciplinas da Base Nacional Comum, este tema também pode ser abordado quando se fala em condicionamento físico em Educação Física e alimentos, nutrição e desnutrição, hábitos alimentares em Biologia. Também em outras disciplinas como História, Filosofia e Sociologia quando se trabalha cultura alimentar, bem como a influência política na produção, aquisição e consumo de alimentos.