CADERNO IV – REFLEXÃO
CEEBJA - Paranaguá
Educação Alimentar
O filme Ponto de Mutação traz à tona um tema de extrema importância para a humanidade: a necessidade de uma nova visão de mundo, diante de uma crise de percepção do mundo atual, sobre as bases da nossa existência e integração entre o pensamento e as ações humanas no contexto do desenvolvimento, na busca de um progresso equilibrado e sustentável.
Faz-nos refletir sobre o pensamento cartesiano, que enxerga o mundo como uma máquina e que para entender o todo, basta demonstrá-lo e estudar suas partes isoladamente.
A visão sistêmica deve ser integrada à educação. Passamos anos na escola recebendo conhecimento fragmentado em matérias, mas não somos treinados para sermos capazes de reunir esse conhecimento, analisá-lo e chegar a conclusões.
É necessário que as redes de ensino ajam de forma interdisciplinar, sendo os conteúdos trabalhados como uma teia ligada a diferentes disciplinas a fim de estudar um determinado assunto, como por exemplo a Educação alimentar e Nutrição.
A partir desta visão abordaremos de forma integrada o tema Educação Alimentar e Nutrição, nos conteúdos de Arte, Português, Biologia, Ciência, Matemática, Inglês, Sociologia e História
“A educação alimentar e nutricional está em todos os lugares e, ao mesmo tempo, em lugar nenhum”. ( Santos, 2005)
Para Kosik, “a Arte é parte integrante da realidade social” , (Kosík, 1976. Op.cit., p.125). Tendo em vista esta ideia abordaremos na Disciplina de Arte a parte visual dos alimentos, confeccionando figuras com frutas e verduras, além disso, podemos trabalhar também as cores dos alimentos, relacionando-os aos seus nutrientes.
Já na Sociologia, o objetivo será que o aluno conheça as políticas públicas de Segurança alimentar, que deve ser implementado por políticas locais, municípios e estados, visando o “acesso físico e econômico a uma alimentação que seja suficiente, segura, nutritiva e que atenda às necessidades nutricionais e preferências alimentares, de modo a propiciar vida ativa e saudável”(Wikipedia). Como também, mostrar que este tema é uma preocupação do governo federal por parte do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em que a Educação Alimentar e Nutricional “é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional” (MDS). E dentro do conteúdo estruturante Cultura, será possível trabalhar as diferenças culturais e as trocas culturais através das comidas típicas de cada localidade.
Em Língua Inglesa, faremos a abordagem mostrando o lado negativo das refeições conhecidas como “fast-food”, apresentando os diversos alimentos introduzidos á nossa cultura através da globalização.
Em Língua Portuguesa, podemos trabalhar as dietas da moda, através de artigos, revistas, internet, mostrando o lado apelativo das propagandas e o incentivo ao consumo desenfreado, o qual irá mexer diretamente com o comportamento e hábitos alimentares dos indivíduos.
Na disciplina de Matemática, poderão ser trabalhadas tabelas nutricionais e cálculos de IMC a fim de obter médias percentuais de ganho ou perca de peso da cada aluno. Gráficos estatísticos dos alimentos mais consumidos mundialmente e regionalmente.
Em Biologia poderão ser observados os efeitos dos alimentos no organismo através de vídeos demonstrativos da passagem da comida pelos órgãos do sistema digestivo. Também os benefícios da alimentação saudável pelo conhecimento das propriedades das proteínas e vitaminas contidas nos alimentos.
Tratar da alimentação saudável no dia a dia, e os riscos de alimentos contaminados. Na área da tecnologia pode-se abordar a manipulação genética e a criação de novas variedades para um plantio sem pragas, até alimentos voltados para o mercado consumidor, visando à durabilidade nas prateleiras.
Para finalizar, buscar práticas de observação ou até de vivência, desde a manipulação de uma horta, o uso desses vegetais para fabricação de receitas em sala, a fim de desenvolver o hábito pelo alimento saudável, uma vez que observados todos os métodos e acompanhados os resultados desde a manipulação das sementes até o momento de saboreá-la gera no aluno valores que favorece a sustentabilidade.
Esse tema, aparentemente é fácil, porém exige muitas discussões, pois só assim pudemos chegar a um consenso que trabalhar o assunto com todas as disciplinas torna o trabalho mais produtivo e facilita o aprendizado .
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica.
Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. - Curitiba: UFPR/Setor de Educação , 2013.
KOSÍK, Karel. Dialética do concreto.3. Ed. Trad.: Célia Neves; Alderico Toríbio.Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1976.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas,