É possível utilizar o aparelho celular como ferramenta na construção do conhecimento?

Grupo de Estudos Colégio Estadual “José Bonifácio”/Paranaguá – PR 

Professores:

André Domingos C. Carvalho,

Claudia Regina R. A. de Souza,

Dinair E. Alves,

Eduardo F. Nascimento,

Elenice Lenartoviscz,

Maria Helena Silva,

Maria do Rocio Correa,

Regina Alves Correa,

Ricardo L. Soares Fº

Sueli Delorenci.

Orientadora: Antonia Eudinéia Bezerra de Melo.

RESUMO:

A atividade aqui apresentada tem como objetivo chamar a atenção dos estudantes para o uso consciente do aparelho celular na construção de seu conhecimento. Será desenvolvida pelas disciplinas Biologia, Química e Física “Ciência da Natureza, numa abordagem interdisciplinar, apresentando a Experimentação como caminho pedagógico. A pesquisa a ser realizada pelos estudantes tem a intenção de resposta ao problema “É possível utilizar o aparelho celular como ferramenta na construção do conhecimento? Como parte da conclusão, estratégias de disseminação dos resultados serão realizadas à comunidade escolar.

Palavras Chave: Experimentação. Pesquisa. Celular. Problema. Conhecimento. Interdisciplinar.

INTRODUÇÃO:

Na atualidade sabe-se que a presença das tecnologias está em todas as áreas e nas escolas, esse cenário não é diferente. No entanto ainda no âmbito da educação escolar, tais tecnologias muitas vezes não são aproveitadas pelos educadores como material pedagógico.

É preciso que o professor busque recursos didáticos alternativos, para que possam ser usados na construção do conhecimento ou mesmo como exemplos para suas aulas. Ressaltamos aqui a importância de serem aproveitadas as tecnologias que os alunos trazem para a escola, dentre estas os aparelhos celulares.

Os professores podem utilizar esses aparelhos, como ferramenta de busca de temas na internet, programas educativos que podem ser utilizados nas aulas ou até mesmo, como calculadora.

Para tanto o objetivo desse trabalho é justamente chamar a atenção dos estudantes para a utilização do celular na construção do seu conhecimento, cujo instrumento de pesquisa, para muitos deles, será o próprio celular. A princípio será desenvolvido pelas disciplinas Biologia, Química e Física – Ciências da Natureza, de maneira interdisciplinar.

Problema a ser resolvido “ É possível utilizar o celular como ferramenta na construção do conhecimento? Numa abordagem “Experimentação”, nível 2, Elaboração do Problema, Elaboração de hipóteses, Elaboração de procedimentos, Coleta de dados, Análise dos dados e Elaboração da conclusão.

ELABORAÇÃO DO PROBLEMA

É possível utilizar o aparelho celular como ferramenta na construção do conhecimento?

ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES

Manifestações dos estudantes sobre as impressões que possuem a respeito das questões referentes aos seguintes conteúdos: força empregada para utilizar o aparelho celular(Física), articulações e músculos movimentados na ação(Biologia), elementos químicos existentes nos materiais que fazem parte da composição do celular(Química).

ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Pesquisas em livros e na internet, do próprio celular, se for o caso, buscando informações científicas sobre as questões abordadas.

COLETAS DE DADOS

Levantamento e organização das informações científicas encontradas.

ANÁLISE DE DADOS

Comparação entre as hipóteses e os conhecimentos científicos encontrados sobre o uso da força e movimentos envolvidos na utilização do celular, elementos químicos existentes na composição dos materiais que fazem parte do aparelho, músculos e articulações envolvidos na ação do seu uso.

- Abordagem interdisciplinar com outras áreas

  1. Matemática - pesquisas sobre preços, descontos, percentuais envolvendo a compra de um aparelho celular.

  2. Filosofia - Relações humanas após o advento do celular, relacionando como eram as amizades e os contatos antes do aparelho e depois do aparelho e das redes sociais.

  3. Língua Portuguesa – Gêneros Literários

  4. Artes – desiner, etc.

  5. O descarte do celular e das baterias como forma de não poluição do ambiente pode ser trabalhado em uma aula sobre cidadania em todas as áreas.

Esses são apenas alguns exemplos de como o celular pode ser usado como tema gerador de determinados conteúdos, que são trabalhados no ensino médio, para isso basta que o professor esteja disposto a levar os temas para discussão em sua sala de aula e aplicação da abordagem pedagógica aqui apresentada.

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

Reflexão sobre os impactos causados pela produção e descarte excessivo de aparelhos.

Análise das consequências causadas pelo uso contínuo e prolongado do aparelho celular.

Avaliação dos estudantes, quanto a resposta ao problema levantado.

Elaboração de estratégias para divulgação à comunidade escolar do resultado da pesquisa, palestra, cartazes, folhetos, estc., .