A escola tem como função primordial garantir a todos o acesso ao conhecimento cientifica e cultural, no entanto, diante de várias literaturas que analisam o currículo fica evidente a preocupação que existe em relação a descontextualizacão cultural e social dos conhecimentos escolar e sua transposição para a vida social dos jovens brasileiros.
Nesse sentido, para efetivação e identidade de o currículo do Ensino Médio que abra novas oportunidade de aprendizagem é necessário que se faça mudanças curriculares coerentes centradas em reformas educacionais.
Para recontextualizar os conteúdos, superar a fragmentação currículo por disciplina e além de concretizar um currículo diversificado e flexibilizado as escolas deveriam organizar seus trabalhos por projetos. O que é defendido por vários estudiosos da educação dentre eles, Almeida (2002) que postula:
“(...) que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade”.
Corroborando com o pensamento de Almeida, acredito que o trabalho docente integrado e contextualizado é imprescindível para a efetivação da interdisciplinaridade ,além de criar um vinculo entre as áreas de conhecimento e superar a fragmentação do currículo escolar criando no aluno autonomia e competências para trabalhar coletivamente.