Diversificação e flexibilização do currículo

A escola tem como função primordial garantir a todos o acesso ao conhecimento cientifica e cultural, no entanto, diante de várias literaturas que analisam o currículo fica  evidente  a preocupação  que existe em relação a  descontextualizacão  cultural e social dos conhecimentos escolar e sua transposição para a vida social dos jovens brasileiros.    
        Nesse sentido, para efetivação e  identidade de o currículo do Ensino Médio que abra novas oportunidade de aprendizagem  é necessário  que  se faça mudanças curriculares coerentes  centradas    em reformas educacionais.
        Para recontextualizar os conteúdos, superar a fragmentação currículo   por  disciplina e  além de   concretizar   um currículo   diversificado  e flexibilizado as escolas deveriam organizar seus trabalhos por projetos. O que é defendido por vários estudiosos da educação dentre eles, Almeida (2002) que postula:
   “(...) que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade”.
    Corroborando com o pensamento de Almeida, acredito que o trabalho docente integrado e contextualizado é imprescindível para a efetivação da interdisciplinaridade ,além de criar  um vinculo entre as áreas de conhecimento  e   superar  a fragmentação  do currículo escolar criando no aluno   autonomia e  competências para  trabalhar coletivamente.