Diversidade e a pluralidade na organização do Trabalho pedagógico Escolar

Reflexão em ação
Diversidade e a pluralidade na organização do Trabalho pedagógico Escolar

A escola é um espaço de conhecimento onde devemos nos preocupar com a formação integral dos educandos. Para tanto se faz necessário ter um olhar mais cuidadoso no que se refere à diversidade e a pluralidade que permeia o universo escolar. No espaço escolar encontramos uma grande gama de pessoas que não pensam da mesma maneira, que não sonham com as mesmas conquistas, que não desejam as mesmas coisas, que vivem de forma diferente e gostam de coisas diferentes. Este talvez seja um dos grandes desafios que encontramos no nosso fazer pedagógico. Para se construir uma educação emancipadora e libertadora a primeira ação é reconhecer os sujeitos, respeitar suas histórias de vida, sua realidade, valorizar seu conhecimento, sua cultura, seu modo de pensar e de ver o mundo. O planejamento escolar, princípio importantíssimo para o surgimento de conceitos baseados na ética, no respeito mútuo, na dignidade humana e social, deve ser construído e reconstruído a partir da convivência entre os envolvidos no processo com o objetivo de atender a diversidade e a pluralidade existente no ambiente escolar e assim se efetivar uma formação integral para todos.
É na diversidade que encontramos um campo fértil para o surgimento de novas idéias, de novos fazeres e de novas experiências. O trabalho pedagógico organizado a partir deste conceito tornasse mais amplo, atribui sentido e significado ao conhecimento escolar, possibilita a interação dos sujeitos e potencializa o desenvolvimento humano em sua plenitude. Podemos encontrar auxilio, para esta construção do trabalho pedagógico, em uma gestão democrática, baseada no diálogo, que valoriza e respeita as diferentes formas de pensar e que contribui na construção uma educação voltada para a formação da autonomia intelectual e moral.