A diversidade e a pluralidade como desafios na organização do trabalho pedagógico escolar

CEEBJA - Paranaguá

Reflexão e Ação - Etapa 2, caderno 1 – atividade 1

A diversidade e a pluralidade constituem desafios na organização do trabalho pedagógico escolar?
Nossa reflexão acerca da escola como lócus de formação humana integral nos remete ao conceito de territórios educativos. O reconhecimento da diversidade e da pluralidade presente no contexto social permite a existência de condições para distinguir diferentes possibilidades de organização familiar. Com isto, a concepção de família restrita a laços consangüíneos e matrimoniais passou por alterações, tanto na sua constituição, como no seu reconhecimento jurídico. Com essa reflexão o núcleo familiar constitui um espaço de humanização em que se estabelece um relacionamento entre pessoas com valores e organização específicos, e são construídos vínculos afetivos e de responsabilidade, essenciais ao desenvolvimento humano em condições dignas e de respeito aos direitos humanos.
É interessante considerar que o professor, no exercício de sua atividade docente, tem contato com todas essas transformações da sociedade. Os estudantes trazem as características dos seus grupos sociais, as manifestações da pluralidade e da diversidade humana construída na realidade brasileira, e que deixam também suas influências nas trajetórias docentes. Por outro lado, há de considerar que a categoria discente não é homogênea quanto à idade, identidade lingüística, gênero, orientação sexual, etnia, cultura, elementos sócio-econômicos, formação inicial e continuada. Os professores também são constituídos na pluralidade e diversidade dos demais sujeitos sociais, mas diferentemente, enriquecidos nas lutas pela democracia, pelo respeito e pela dignidade profissional. Porém, na escola, a luta pela participação de todos os atores da comunidade escolar ainda constitui um grande desafio, apesar da existência de políticos, da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, a exemplo os conselhos escolares.
A análise e organização prévia dessas questões por parte do coordenador pedagógico constituem a pauta do conselho de classe pleno. Neste momento, os professores, os estudantes representantes dos funcionários, sob a coordenação do diretor e coordenador pedagógico, devem analisar as informações decorrentes do pré-conselho e propor as ações necessárias à transformação da realidade apresentada. As ações propostas no conselho pleno passam a constituir o plano de trabalho dos docentes e dos gestores escolares, por sua vez orientam a realização de pós-conselho com todos os estudantes da turma e redimensiona as reuniões com os pais e responsáveis. O conselho de classe participativo assume função pedagógica que redimensiona todo trabalho educativo da escola.
Portanto a diversidade e a pluralidade podem sim constituir desafios na organização do trabalho pedagógico escolar, pois exigem sim um olhar diversificado, múltiplo para os sujeitos do nosso trabalho. Fazer um planejamento que atenda a todos, é imprescindível conhecimento prévio da nossa clientela, que é uma grande mescla da sociedade do município, são somente de um bairro como acontece com outras instituições de ensino. Atendemos todos os tipos de classe social, diversas faixas etárias, pois nossa instituição atende alunos da modalidade EJA, nos períodos da tarde e da noite, alunos menores de idade e alunos trabalhadores.

Por: Ana Claudia Ferreira de Assis

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