COLÉGIO ESTADUAL MARCÍCLIO DIAS, ENS. FUND. E MÉDIO
ORIENTADOR DE ESTUDOS: JOSÉ DE MORAIS PEREIRA
CURSISTAS: AGEU, AURÉLIO, DAISY, EMERSON, IVANI, JOÃO
AMADEU, LIVERALDO, MARCIA E MARLI.
REFLEXÃO E AÇÃO: DIVERSIDADE E PLURALIDADE.
Somos um país de múltipla pluralidade, na qual cada um contribuiu de uma maneira singular para miscigenação do povo brasileiro. Trazemos marcas de nossos antepassados e devemos estabelecer uma relação com a diversidade cultural, respeitando o contexto em que estamos inseridos, que sociedade ou grupo faz parte, de que forma encaramos as adversidades da vida diariamente. Por outro lado, não podemos discriminar, isolar, ignorar tal situação, fazer de conta que não aconteceu, mas sim tentar conviver com ela, sem negar as oportunidades e fundamentalmente respeitar a diversidade do outro. Cada um trás uma parcela de experiência que devem ser incorporados no momento de planejar (construir a realidade desejada). A melhor forma de aproximar o currículo até a Comunidade é exatamente saber quem são os elementos que a constituem, como são, o que fazem e como vivem.
Existe a necessidade de conhecer a Comunidade para elaborar os documentos norteadores da Escola, a sua participação também dever ser primordial, pois ela estabelece uma fronteira entre seus pares contribuindo nesse caso vários vínculos. Portanto, a Escola deve criar mecanismos para que a Comunidade esteja mais presente, participativa e que haja mais interesse na vida escolar de seus filhos.