De acordo com a nossa realidade escolar, os alunos do ensino médio público, em sua maioria, estão inseridos em uma comunidade com problemas sociais gritantes, onde os mesmos desde muito cedo, ainda na adolescência, se veem na obrigação de trabalhar para ajudar na renda da família. Desta forma o aluno chega ao ambiente escolar cansado e sem expectativa para se concentrar nos estudos, sendo a desistência escolar um grave problema para o aluno que está no ensino médio.
Nesse sentido a escola e seus profissionais precisam encontrar meios de favorecer o acesso e a permanência desse aluno no âmbito escolar. Assim as atividades realizadas, em sala e também fora dela, devem ser interdisciplinares, ou seja, as várias disciplinas do currículo base devem estar interligadas com os conteúdos voltados para realidade do nosso aluno.
Analisando os dados do PPP, conclui-se que os alunos matriculados no ensino médio do Colégio Sol de Maio, em sua maioria apresentam grande necessidade de uma fonte de captação de recursos financeiros que agregue a renda familiar, tendo em vista que as famílias dos mesmo geralmente é composta de quatro a seis integrantes, sendo que 85% das mesmas não ganham mais que três salários mínimos. Percebemos ainda que os alunos enfrentam dificuldades inúmeras que vão do deslocamento até o colégio ao tempo destinado ao estudo.
Devido a falta de atrativos culturais (retirando as atividades desenvolvidas no colégio), não há eventos culturais diferenciados vivenciados pelos alunos.
O processo educacional deve responder a uma multiplicidade de exigências do próprio indivíduo e do contexto em que ele vive. A partir disso, incorporar o conhecimento que contribua para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
O grande desafio é construir a “travessia”, reconhecendo os limites impostos pela sociedade contraditória e desigual em que se vive para construção de práticas pedagógicas, visando a formação de um ser humano integral. Para isso sugerimos adaptação, ou a revisão do currículo escolar, contemplando todas as áreas de ensino; trabalhar dentro da vivencia do individuo para desenvolver e ampliar novos conhecimentos e, a criação de políticas publicas que evidenciem as novas perspectivas da formação/ensino/trabalho, deste o seio familiar.
A escola deve ter um objetivo unificado com um foco pré estabelecido pelo coletivo educacional no intuito de direcionar nosso aluno na sua formação humana integral. Desta forma, quebrar o paradigma que estabelece que há uma diferença de qualidade de ensino oferecido entre o período diurno e noturno.