Discussão sobre ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidianos das escolas.

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Grupo do COLÉGIO ESTADUAL JOÃO TURIN

 

Orientadora de estudo: JUDITE VELLOZO LUCASKI

 

Cursistas:

AUREA DO VALLE LEMOS LIOTTO

DIRCEU JOSÉ DE PAULA

MARIA CRIST. TORRES DO NASCIMENTO

PEDRO RODACZYNSKI JUNIOR

SAULO POLATO RIBAS

TEREZINHA SOUZA

 

 

 

          Para essa reflexão foi selecionada a prática sobre transpiração das plantas para um trabalho integrado em Língua Portuguesa Língua Estrangeira Moderna, Matemática e Geografia.

         Para o trabalho em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) será inicialmente feita a discriminação dos itens do metabolismo das plantas, dos materiais utilizados na experiência e o modo como ela será realizada. Ainda será explorada as características da língua, do gênero discursivo experimento científico, vocabulário, verbos no infinitivo, interpretação de texto e produção textual.

          Já na abordagem sob o ponto de vista da Matemática é possível trabalhar cálculos e operações com tempo, volume e peso. Além disso recapitular os números naturais e racionais.

         Concluindo, o trabalho do tema na Geografia pode englobar questões relacionadas ao equilíbrio dos gases atmosféricos o que levará ao levantamento de reflexões sobre clima, fatores de influência no clima e alterações climáticas e concentração de gases do efeito estufa. Além disso, o processo de desmatamento, tão banalizado no Brasil, contribui sobremaneira na distorção do estilo de vida sociedade como um todo. Finalizando, é importante citar exemplos típicos do nosso cotidiano e de nosso ambiente, como a dinâmica da Mata Atlântica Paranaense (Serra do Mar) e da Mata de Araucárias, esta última adaptada ao clima local com interferência direta ao seu processo de transpiração.