Os grupos se reunem e levantam proposições polêmicas. A princípio o questionamento sobre a diversificação entre os conteúdos dos alunos do período noturno e diurno do colégio onde o grupo atua. Os professores acreditam que, de acordo com as diretrizes, haja a necessidade de conteúdos mais significativos para a realidade dos alunos. É explícita a necessidade de conteúdos que tenham relação com a vida dos alunos. Não adianta de nada trabalhar as disciplinas sem que as mesmas não estejam relacionadas e cooperando para o entendimento das situações que são apresentadas aos jovens. O jovem precisa aprender a observar as situações cotidianas e saber relacioná-las em contextos históricos, geográficos, sociais, químicos, físicos, linguisticos, entre outros. É emergencial a aplicação de um conteúdo relevante para a vida do educando. Professores concordam que os três turnos da escola possuem comportamentos e interesses diferentes. Mas para que isso possa, efetivamente, acontecer, é necessário que os professores tenham planejamentos mais adequados e direcionados, que no caso, devem ser devidamente interdisciplinares. Como os professores farão para conversar a respeito da temática a ser trabalhada? Qual o tempo que lhe será concedido para desenvolver esta nova prática? E, também, há a dificuldade de cooperação dos próprios professores. Muitos não aceitam essas mudanças e tem vários preconceitos com a dinâmica interdisciplinar. Neste novo currículo, é preciso acabar com a prática do livro didático como fator principal de pesquisa e aprendizagem. Ele deve ser material de pesquisa em nossas salas. Enfim, são vários fatores que desistimulam os professores que estão aptos a interagir com outras disciplinas. Não será fácil. É de extrema importância que estas mudanças sejam feitas, pois estamos se reunindo, neste momento histórico, em nosso país, exatamente para debatê-las, o processo é lento e requer muita cooperação e interesse por parte de todos. A educação ansia por uma mudança.
Grupo do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Colégio Estadual Rio Branco-Ensino Médio e Profissionalizante. Curitiba-PR