A DIREÇÃO DA ESCOLA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA - CADERNO V

REFLEXÃO E AÇÃO  2
Situações vividas na escola com decisões tomadas coletivamente e os resultados para a escola e os envolvidos.
         Nosso Colégio atende em sua grande maioria a adolescentes. Dependendo das opções de ordem social e moral que o mesmo faça, estas implicam no estabelecimento de relações com a sociedade, adequadas ou não. Ele deseja tornar-se independente do adulto, mas necessita de sua orientação para as escolhas que deve realizar. As atitudes de dependência e oposição ao outro revelam importantes recursos para a construção da personalidade, de sua pessoa e de sua  identidade . São necessários que limites e sanções sejam estabelecidos de forma clara, com sua participação ativamente na discussão e elaboração. Essa proximidade e o uso indiscriminado das drogas ilícitas faz com que muitos deles se refugiem nelas, e os que assim o fazem, acabam se desmotivando com os estudos e se evadem. O foco passa a ser o que a droga pode lhe ofertar de positivo ou o que ela exige dele para continuar lhe satisfazendo. No atual ano letivo, bem como em anos anteriores tivemos problemas com o uso de drogas ilícitas (maconha e crack), dentro da escola. O consumo de bebidas alcoolicas e drogas, aliados a questões familiares fazem com que muitos jovens deixem os estudos. As providências tomadas envolveram os responsáveis como pais, Patrulha Escolar,  Conselho Tutelar e a equipe escolar. Palestras, atendimentos e orientações foram feitas para que o adolescente tenha um norte mais definido para sua vida. Discussões feitas sobre o assunto, este ano um grupo de professores fez o curso de “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas” o qual deverá ser incorporado ao PPP e implementado no próximo ano. Pela sua interdisciplinaridade deverá ser muito discutido ainda.