Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - Foz do Iguaçu
Grupo 2: Reflexão e ação do Caderno III – O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral.
Bianco Grison; Evandro Carlos Andretti; Geremias Washington do Espírito Santo; Marcos Antônio Lafuente; Marcos Françoso; Maria Lucia Fidel Vicinguera; Samuel Amboni dal Moro.
Algumas questões levantaram um maior debate em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Podemos citar:
Os componentes curriculares trazem a obrigatoriedade da arte musical, porém sabemos que a grande maioria das escolas não consegue implantar essa disciplina pela falta de profissionais qualificados para desenvolver essa atividade.
A educação alimentar e nutricional também causou um pouco de polêmica pelo fato de ela ser aplicada da maneira que é descrita nas DCNEM.
Um aspecto que teve uma grande troca de ideias foi o sobre o Ensino Médio Técnico, que seria uma alternativa para qualificar os jovens que estão saindo da escola e entrando na vida profissional, uma vez que é obrigação das instituições formadoras passar aos alunos as dimensões do trabalho, da ciência da tecnologia e da cultura.