As dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes na educação

Pacto - Colégio Estadual Rocha Pombo - EFM - Morretes - Paraná

Ana Cristina Cassilha
Ana Paula Fernandes dos Santos
Daiana Dal Negro
Elsa Damas Ribeiro Martins
Jó Gonçalves
Leila Bonzatto
Luiza Maria Wicthoffet Machado
Maria Alice Mansur Smaka
Paula Célia Lirani
Renata Karine Wistuba
Silva Souza Reis
Stella Maris Fedalto
Tamires Cristine Ramos Teixeira

Vicent Van Gogh tem uma visão clara da realidade a sua volta. Percebe que o lápis e outros materiais são fundamentais, porém ele faz uma reflexão de como seria o material utilizado pelos mestres antes do seu tempo. E também fala de artistas que utilizam técnicas que valorizam as cores, contudo, ele prefere continuar seu trabalho sem utilizá-las,  pois quer ser reconhecido pelo talento e não pela tecnologia de seu material.
As dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia são colocadas no texto para constatar que somos seres que evoluímos de acordo com o meio em que estamos inseridos na natureza. E, mediante as necessidades humanas as transformações acontecem simultaneamente evoluindo e refletindo na sociedade; quando há apropriação desse conhecimento.
Para refletir essa temática, cada professor, em sua disciplina que compõe o currículo do ensino médio deverá trabalhar o mesmo tema, em diferentes contextos, que ao final resultara num todo. Diante disso, trabalhar as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia proporcionará um conhecimento que dê sentido para o ensino-aprendizagem, contribuindo com sua potencialidade cognitiva e transformadora, para que os objetivos da educação sejam plenamente alcançados.
Será elaborada uma linha do tempo desde a pré historia até a atualidade, tendo como objetivo possibilitar aos alunos a compreensão dos fatos históricos sociais, a evolução da humanidade e o conhecimento adquirido através de técnicas utilizadas pelo homem, para registrar sua passagem pelo planeta. Sendo que o início do seu processo criativo nas pinturas rupestres,  utilizando um material análogo ao carvão. Desde então a evolução é visível, passando a fazer parte da história do homem em diferentes atos e fatos históricos, trazendo este material como principal elemento da história. A evolução deste material utilizado para os registros nos leva a perceber sua transformação tecnológica, desde uma pintura no teto de uma caverna, ao serem gravadas as primeiras palavras, assim como os registros comerciais da antiguidade, uma bela tela, uma pintura no teto de uma igreja, um código de guerra ou uma simples carta a um ente querido. Muitas vezes no nosso dia a dia não percebemos que um simples lápis faz parte de um grande contexto histórico social.