AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Reflexões... Reflexão e Ação. Diário da Temática 6. O primeiro e maior desafio no que se refere ao ensino noturno é cobrar conhecimento científico. Os alunos nem sempre conseguem estudar efetivamente, pois trabalham o dia todo. O segundo desafio é tornar compreensível aos estudantes que a avaliação faz parte do seu processo de crescimento estudantil e pessoal. Minha concepção de avaliação é a diagnóstica, que ocorre de forma permanente e contínua, sendo operacionalizada por meio de diversificados instrumentos e métodos de avaliação. Foi esta concepção de avaliação que se constituiu durante toda a minha trajetória docente. As definições de avaliação estão dizendo respeito diretamente à concepção diagnóstica, contínua e permanente. Os instrumentos mais utilizados são: provas escritas, trabalhos de pesquisa em grupos. Os critérios para atribuição de notas estão diretamente relacionados ao sistema de avaliação da escola, que é somatório. É o Conselho de Classe final que define a situação de cada aluno ao final do ano letivo. Os dados da taxa de rendimento da escola estão vinculados ao percentual de aprovação geral ao final de cada ano letivo – monitorado e fiscalizado hierarquicamente pelo Estado, visando o mínimo de evasão e reprovação. Os dados de aprovação não revelam – em princípio – aprendizagem. Muitos alunos necessitam ser retidos, mas existe a pressão do órgão maior por aprovação. Os referidos dados não são discutidos com autonomia. Cumpre-se normas... As avaliações externas não são discutidas na escola. As mesmas chegam normalmente de surpresa, sem programação nem cronograma. Em relação ao Enem, existe uma tendência muito positiva, que é de preparação e diálogo aberto com os alunos no sentido de incentivá-los à realização da prova. Os alunos do Ensino Médio, de um modo geral, já tem a clareza da relevância da prova do Enem.