DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS

Na atual conjuntura educacional é importante que o professor dialogue com as diferentes áreas e disciplinas para que estimule o aluno a uma compreensão mais ampla sobre os acontecimentos da natureza e da vida humana. Quanto maior conexão com outras áreas no processo, a aprendizagem se torna mais ampla e eficaz.
Hoje, pensamos não ser adequado trabalhar isoladamente as disciplinas e áreas de ensino como define o sistema cartesiano que privilegiava conhecimento dedutivo setorizado e especializado. Após o século vinte, com o surgimento de novas ciências e de novas tecnologias que permitiram a formação de um novo homem com uma visão de mundo em teia, na qual não existe um fenômeno isolado, que não influenciava as manifestações dos demais fenômenos por mais distante que nos pareça esta relação. Refletindo sobre o filme "A Vila" e o filme "O Ponto de mutação" essa visão de mundo baseado em teia é muito interessante e nos põe a refletir nossas gavetas de existência, pois há relação que permeia os mundos, os conteúdos, os fenômenos. Os indivíduos estão interligados, conectados estabelecendo uma semântica que não é fixa, mas que se constrói a cada instante. Por isso, é tão difícil o isolamento pretendido no filme, não existe tal controle. As relações continuam a ser estabelecidas e não nos cabe o controle das mesmas, mas talvez a possibilidade de antecipações  e compreensões das mesmas para termos uma visão de conjunto. Vale lembrar que a totalidade não se caracteriza pela descaracterização das disciplinas em si, cada uma tem sua função e importância, mas pela consciência de que cada particularidade está interligada com outras. Cada área tem o seu conhecimento específico, mas temos que propor a compreensão das relações que o construiu e que deve ser repensada e refletida.