1.) Antes de tudo, vale lembra que só vamos superar os problemas que estão tão evidentes no Ensino Médio quando a educação do nosso país se tornar prioridade. De igual forma levar a nossa educação com maior seriedade, não só pelos professores, mas por toda a comunidade escolar, principalmente pelos governantes. Achei interessantes as observações colocadas nessa reflexão e ação, a ideia de promover o reconhecimento mútuo é muito válido, é um passo para a transformação no ambiente escolar, principalmente no diz a respeito no “jogo de culpados”. E é bem verdade que precisamos estreitar os relacionamentos com os alunos, acredito que isso está faltando nas nossas escolas, conhecer melhor os nossos jovens estudantes, acreditar mais o potencial desses, assim como fazer com que eles mesmos acreditem mais no seu próprio potencial.
2.) As práticas cotidianas provam que trabalhar as diferentes culturas da nossa sociedade é uma forma de aproximação do nosso aluno, a exemplo o documentário “O desafio do passinho” mencionado nessa reflexão. Projetos voltados envolvendo o todo da escola sempre trazem pontos positivos na relação e integração de aluno/professor/escola, faz que os alunos participem e se mostram mais interessados nas propostas elencadas, principalmente aquelas que abrangem a maioria das disciplinas, ou seja, onde existe a interdisciplinaridade.
Conversando com alguns alunos sobre as “conversas na internet” a maioria dos alunos disseram que preferem conversas pessoalmente, mas que as conversas na internet é natural, algo próprio da atualidade e também por estarem sempre ocupados com algo, estudando, fazendo alguma atividade física, cursos...e os alunos do período noturno por estarem trabalhando. A maioria usa a internet para pesquisas, não só para trabalhos e ou pesquisas, como também para os mais variados assuntos, como por exemplo, compras e vendas on-line.
Como trabalhamos na escola de jovens e adultos, os nossos alunos são jovens/adultos que trabalham quando não estão na escola e, devido a essa especificidade os projetos voltados envolvendo-os fora da escola é muito difícil de acontecer.
3.) A maioria dos nossos alunos e das nossas alunas trabalha, no comércio e nas indústrias. Preparar os alunos para o mundo do trabalho, com certeza está relacionado com a educação do Ensino Médio. Para tanto precisa ser pontuado numa educação com ética e moral, voltado para um ensino emancipador e inovador e não simplesmente para a mão de obra barata para o mercado de trabalho.
4) A falta de interesse dos alunos pelas aulas, não querem saber da escola, brigas físicas e psicológicas são os problemas enfrentados pelos professores: professores agitados, doentes, depressivos, que só pensam em sobreviver até o final do dia, e isso tudo, faz com que a escola deixe de ser significativa para professores e alunos.
Fábio Vilela, Doutor em psicanálise e professor de psicologia acredita que nenhuma teoria cognitiva ajudou “a salvar a educação nacional” porque as respostas não estão todas no cognitivo.
Sob a forte influência da psicanálise, mas partindo do eixo escolar, os autores propõem meios para que o professor possa “ entender um pouco o aluno e auxiliá-lo na trajetória de ampliar o seu campo de experiência”.
Na pesquisa feita em sala de aula a grande maioria dos alunos falou que acessam a internet para pesquisar sobre conteúdos das disciplinas escolares, enquanto outra metade se dividiu em bate papo, pois estavam sozinhos durante o dia em casa e outros acessavam a internet para namorar.
A maioria dos alunos não tem consciência de seus direitos e os que dizem ter fazem uma mistura entre ter consciência e se contradizem nas suas própria fala.
Pude me deparar com meus estudos, referentes à Biologia, no que diz respeito à genética, se separarmos gêmeos univitelinos ao meio em que vivem, isso, irá influencia-los em seus comportamentos. Exemplo: um vai morar com os pais adotivos bem ricos e bem equipados, enquanto outro vai morar com pais pobres e muita precariedade material. Sabemos que o meio influencia para seu desenvolvimento positivo ou não. Apesar de terem o mesmo DNA, serão pessoas totalmente diferentes no que diz respeito a seus comportamentos atuais e futuros.
Acredito para que não haja uma luta tão desigual, como é o caso da internet, celulares, watts, etc, com a escola, é necessário uma mudança Curricular no que se refere à prioridades na vida do aluno, exemplo: Cidadania, Inteligência Emocional ... Além disso muitos professores continuam na sistemática tradicional de repasse de conteúdo apenas. Na atual conjuntura, é necessário adequar e dinamizar a metodologia desses conteúdos.